Cuiabá, domingo, 05/05/2024
16:31:54
informe o texto

Notícias / Geral

22/03/2022 às 17:27

No Uruguai, Queiroga participa de lançamento de programa de cooperação internacional para produção de vacinas

Proposta é unir esforços nas áreas de pesquisa e vigilância epidemiológica

Leiagora

No Uruguai, Queiroga participa de lançamento de programa de cooperação internacional para produção de vacinas

Foto: Ministério da Saúde

A emergência sanitária causada pela covid-19 destacou a necessidade de os países estarem unidos e melhor preparados para futuras pandemias. Com esse alerta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, iniciou seu discurso na cerimônia de lançamento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do Brics nesta terça-feira (22), em Montevidéu, capital do Uruguai. O bloco de cooperação reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ao destacar o compromisso do Brasil em promover o acesso equitativo a imunizantes, Queiroga afirmou que o País é um dos poucos no continente americano com conhecimento e capacidade instalada para produção de vacinas em larga escala. “Temos dedicado especial atenção ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19: já investimos no desenvolvimento de mais de uma dezena de vacinas”, disse.

Além da capacidade produtiva instalada, o ministro recordou prestigiadas instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação existentes no Brasil, assinalando que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi indicada como ponto focal nacional para o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do Brics.

Na cerimônia, o ministro também falou que o sucesso da campanha brasileira na imunização contra o coronavírus é resultado de uma estratégia diversificada para aquisição de vacinas, que contou com parceria internacional. “Por meio de um inovador instrumento de encomenda tecnológica, foi possível assegurar a transferência de tecnologia da vacina de Oxford/Astrazeneca à Fiocruz, garantindo a autonomia do Brasil na produção de vacinas de Covid-19”.

O centro de desenvolvimento atuará nos cinco países membros com trabalhos voltados para pesquisa, vigilância epidemiológica e intercâmbio de profissionais. Além disso, o grupo estará focado em projetos de inovação para cientistas.

 
Ministério da Saúde
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet