Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:01:20
informe o texto

Notícias / Geral

31/03/2022 às 16:54

Projeto prevê implantação de canis para animais abandonados em penitenciárias

Janaina apresentou a proposta esta semana

Leiagora

Projeto prevê implantação de canis para animais abandonados em penitenciárias

Foto: Jardel da Silva

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), apresentou na sessão desta quinta-feira (31), Projeto de Lei que autoriza a construção e implantação de canis nos estabelecimentos penitenciários administrados pelo Estado de Mato Grosso. A ideia é que esses canis sejam destinados a animais abandonados, que serão tratados pelos reeducandos.

A matéria prevê que a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária firme parcerias com as Organizações de Proteção Animal, devidamente cadastradas, para orientação e treinamento dos reeducandos com técnicas de bem-estar animal.

Segundo Janaina, caberá ao Poder Judiciário, através da Vara de Execuções Penais, acompanhar e fiscalizar a redução das penas dos reeducandos que optarem por trabalhar nos canis. Recentemente a imprensa nacional noticiou que dois centros de detenção do Sistema Prisional Paulista instalaram canis.

A parlamentar destaca que estudos provam que o convívio com animais traz uma série de benefícios para os seres humanos. E ainda cita o exemplo da Justiça de São Paulo que já está apostando nessa relação para garantir o sucesso do processo de reintegração social de seus presos.

"Dois centros de detenção daquele Estado, localizados nas cidades de Tremembé e Taubaté, instalaram em suas dependências esse canil que abriga animais que foram tirados das ruas pelos Centros de Controle de Zoonoses da região. Os bichinhos, até então abandonados, passam a ser cuidados pelos presos do local que se encontram em regime semiaberto", contou.

Janaina revelou também que até atividades, banho e tosa, alimentação dos animais, limpeza das dependências do canil e muito carinho aos bichinhos – que já chegam ao local castrados e vacinados. A ideia é copiar o que está dando certo lá. Assim a gente ajuda os animais e os reeducando na ressocialização”, finaliza.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet