Cuiabá, domingo, 05/05/2024
03:05:26
informe o texto

Notícias / Política

07/04/2022 às 07:36

AL aprova 'novo' projeto sobre fornecimento de medicamento à base de canabidiol

A aprovação da matéria ocorreu durante sessão dessa quarta com dois votos contra e uma abstenção

Kamila Arruda

AL aprova 'novo' projeto sobre fornecimento de medicamento à base de canabidiol

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que trata sobre o fornecimento de medicamento à base de canabidiol pelo sistema público de saúde de Mato Grosso. A aprovação da matéria ocorreu durante sessão ordinária desta quarta-feira (6).

Apenas os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (União) votaram contrário à matéria. Já o deputado Ulysses Moraes (PTB) se absteve da votação.

Em suma, a proposta torna, de autoria dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Ludio Cabral (PT), obrigatório o fornecimento, por parte do Governo do Estado, através do SUS, deste medicamento para pacientes em condições médicas debilitantes, como câncer, glaucoma, HIV, entre outras.

Vale lembrar que esse projeto já tramitou no Parlamento estadual ano passado. A matéria, que também havia sido proposta por Wilson Santos, chegou a ser aprovada, mas foi vetada pelo governador Mauro Mendes (União), e o veto foi mantido pelos parlamentares no final do ano passado.

Diante disso, o tucano apresentou uma nova propositura este ano, nos mesmos moldes da propositura anterior. Ele argumenta que a venda e consumo destes produtos já é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Anvisa, contudo, por conta do alto custo, “apenas pessoas de poder aquisitivo alto têm acesso”. 

Especificações

O medicamento à base de canabidiol deve atender a pacientes destas enfermidades: câncer, glaucoma, estado positivo para o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), mal de Parkinson, hepatite C, transtorno de espectro de autismo - TEA, esclerose lateral amiotrófica, doença de Crohn, agitação do mal de Alzheimer, cachexia, distrofia muscular, fibromialgia severa, aracnoidite e outras doenças e lesões da medula espinhal, cistos de Tarlov, hidromielia, siringomielia, artrite reumatoide, displasia fibrosa, traumatismo crânio-encefálico e síndrome pós-concussão.

Esclerose múltipla, síndrome Anrold-Chiari, ataxia espinocerebelar, síndrome de Tourette, mioclonia, distonia simpático-reflexa, síndrome dolorosa complexa regional, neurofibromatose, polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica, síndrome de Sjogren, lúpus, cistite intersticial, miastenia grave, hidrocefalia, síndrome da unha-patela, dor límbica residual, convulsões (incluindo as características da epilepsia) ou os sintomas associados a essas enfermidades e seu tratamento. II - Outra enfermidade atestada por médico devidamente habilitado.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet