Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:14:31
informe o texto

Notícias / Geral

10/04/2022 às 14:23

Mau tempo interrompe busca aérea por avião desaparecido na Argentina

Buscas seguem por terra e mar. Três brasileiros estavam na aeronave, que é de empresário de Florianópolis.

Por G1

Mau tempo interrompe busca aérea por avião desaparecido na Argentina

Foto: Reprodução/Redes sociais

O quinto dia de buscas pelo avião brasileiro que desapareceu na Argentina começou com mau tempo, informou a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) na manhã deste domingo (10). Por isso, a procura é feita por terra e mar. Por enquanto, as buscas aéreas estão interrompidas.

A aeronave de pequeno porte sumiu na quarta-feira (6). Um sinal foi emitido na ocasião. No avião estavam o empresário de Florianópolis Antônio Carlos Castro Ramos, o advogado Mário Pinho, e o médico Gian Carlos Nercolini. Familiares estão na Argentina, de onde acompanham os trabalhos.

Conforme a EANA, participam das buscas neste domingo o Exército, a Marinha e a Defesa Civil argentinos. A procura aérea já havia sido interrompida anteriormente por causa do mau tempo, na tarde de quinta (7).

Orientação para mudança de rota

Os três brasileiros foram para a Argentina para a comemoração do aniversário de um aeroclube do país. O grupo saiu do aeroporto de El Calafate, na região da Patagônia, no período da manhã de quarta e tinha como destino a cidade de Trelew, no Sul argentino. Porém, o avião parou de se comunicar com a base aérea do país no meio do percurso.

Antes de partirem para Trelew, os ocupantes tinham recebido uma orientação para mudar a rota e parar em Puerto Deseado, segundo o presidente do Aeroclube de El Calafate, Freddy Vignole. Isso porque, segundo ele, já eram conhecidas as condições climáticas desfavoráveis para o trajeto previsto inicialmente. O grupo de brasileiros teria mantido o percurso inicial.

"Às 15h, soubemos que, por algum motivo, haviam decidido cumprir o plano de voo programado e ir até Trelew", relata.

Trajeto

Os três brasileiros saíram do aeroporto de El Calafate, na região da Patagônia, no período da manhã de quarta. O grupo tinha como destino a cidade de Trelew, no Sul argentino, mas parou de se comunicar com a base aérea do país no meio do percurso.

Quando o avião desapareceu?

A Defesa Civil argentina afirmou, por volta das 18h30 de quarta (6) que foi perdido o contato com o avião do empresário da Capital. O órgão local também disse que chovia na na área da província, mas que o tempo não impedia os voos. Não se sabe se o piloto conseguiu fazer um pouso de emergência.

De acordo com a autoridade que coordena o trânsito aéreo no país, a aeronave com os brasileiros em voo teve o último contato com o avião nas proximidades da vila de Bahía Bustamante, na província de Chubut. O contato foi registrado pelo Centro de Controle da Área Comodoro Rivadavia.

Confome apurado pelo Clarin, durante o dia houve fortes tempestades na região em que a aeronave desapareceu, com chuvas que em pouco tempo ultrapassaram os 40 milímetros.

A busca pelo ar é feita pela Força Aérea Argentina, com ajuda da Marinha do país pelo mar, informou o Ministério da Defesa argentina. Pela via terrestre, a procura é feita pelo Exército do país.

Há alguma imagem feita pelos ocupantes do avião?

Um vídeo com o que seriam as últimas imagens feitas dentro do avião foram divulgadas. O registro teria sido feito pelo advogado Mário Pinho. As imagens, divulgadas pelo jornal argentino La Opinión Austral, mostram o painel do avião.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet