Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
09:43:20
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2022 às 09:29

​Após aumento de quase 21% na energia, Wilson diz que falta sensibilidade ao Governo Federal

Para o parlamentar, o processo de reajuste deveria fazer o caminho contrário, diminuindo o preço da tarifa, pois, segundo ele, os reservatórios do Estado e do país estão cheios

Da Redação - Angélica Callejas / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

​Após aumento de quase 21% na energia, Wilson diz que falta sensibilidade ao Governo Federal

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) declarou à imprensa essa semana que o reajuste tarifário de 20,36% na conta de energia dos mato-grossenses é injusto e demonstra falta de sensibilidade por parte do Governo Federal.

O aumento passa a vigorar um dia após o fim da bandeira de escassez hídrica, neste sábado (16). Na semana passada, o Governo Federal aprovou a tarifa verde, que reduzirá custos na fatura. Com isso, o impacto nas contas dos consumidores será um pouco amenizado.

“É um aumento injusto. Momento inoportuno. Os governantes precisam entender que o Estado precisa sair de certos setores, mas estar presente em outros. O controle da tarifa é exercido pelo Governo Federal… é o Governo Federal que autoriza esses aumentos. Então, na minha concepção, está faltando sensibilidade social quando faz esse tipo de autorização”, criticou Wilson.

Entre as justificativas para o reajuste, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) argumenta que leva em consideração a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, os encargos setoriais e os custos de distribuição.

Para Wilson, o processo de reajuste deveria fazer o caminho contrário, diminuindo o preço da tarifa, pois, segundo ele, os reservatórios do Estado e do país estão cheios. “Eu quero fazer um contraponto. Os reservatórios nunca estiveram tão cheios no estado e no país. Isso, pelo contrário. Deveria reduzir”, avalia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet