Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
05:37:19
informe o texto

Notícias / Política

28/04/2022 às 12:10

Governo trabalha na regulamentação de PEC para desburocratizar pagamento de emendas

A medida, inclusive, poderia facilitar o pagamento das emendas deste ano, que se quer começaram a ser empenhadas pelo poder Executivo

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Governo trabalha na regulamentação de PEC para desburocratizar pagamento de emendas

Foto: Maurício Barbant / ALMT

Apesar de já ter sido aprovada e sancionada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a destinação das emendas parlamentares direto aos municípios, sem passar pelas secretárias responsáveis, ainda não foi implementada pelo Governo do Estado.

A medida, inclusive, poderia facilitar o pagamento das emendas deste ano, que sequer começaram a ser empenhadas pelo poder Executivo. O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, garante que a administração estadual já vem trabalhando no sentido de colocar a legislação em prática.

“Nós estamos na fase de regulamentação, de alteração de sistemas, pois nós temos que modificar o nosso sistema Fiplan, e também a questão da prestação de contas que nós estamos dialogando com o Tribunal de Contas”, enfatizou o integrante do primeiro escalão municipal, acrescentando que esse processo não será concluído tão rapidamente.

“Nós estamos trabalhando nisso, mas no curto prazo não dará tempo, infelizmente”, completou.

A implementação dessa PEC, inclusive, foi uma das cobranças dos deputados estaduais ao próprio secretário nesta semana. Para o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União), essa medida dará maior celeridade na destinação das emendas.

“Temos uma PEC que permite a transferência especial como é feito hoje no Congresso, eles transferem o recurso para o município, e o município tem que se virar com o projeto e a execução. Nós também cobramos isso, falta a regulamentação e ele [Rogério Gallo] prometeu regulamentar isso para dar celeridade no pagamento de emendas”, concluiu.

A PEC, apresentada por lideranças partidárias, foi aprovada em outubro do ano passado com o intuito de evitar que as emendas fiquem emperradas nas Secretarias e não cheguem a sua destinação final.

Na prática, ela prevê que as sugestões apresentadas pelos parlamentares sejam destinadas diretamente aos municípios, sem serem alocadas primeiramente nas secretarias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet