Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:10:51
informe o texto

Notícias / Geral

28/04/2022 às 17:42

Coletivo Online oferece curso gratuito para jovens que buscam primeiro emprego

Iniciativa é destinada a moradores de comunidades de baixa renda, com prioridade a inscritos no Cadastro Único do Governo Federal

Leiagora

Coletivo Online oferece curso gratuito para jovens que buscam primeiro emprego

Foto: Imagem illustrativa

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Coletivo Online, curso gratuito e 100% digital, que oferta duas mil vagas aos jovens de 16 a 25 anos de Cuiabá, com prioridade aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para participar, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os interessados têm até 16 de maio para se inscreverem. 

Além de Cuiabá, a iniciativa também oferta três mil vagas para o estado de São Paulo. O objetivo do curso é desenvolver as habilidades necessárias para que os jovens busquem oportunidades no mercado de trabalho. A qualificação é fruto de uma parceria entre os Ministérios da Cidadania e do Trabalho e Previdência com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB).

“Os cursos serão divididos em sete ciclos ao longo deste ano. Estamos dando início, com essas vagas, ao segundo ciclo. Esperamos atingir um número cada vez maior de jovens interessados em aprimorar as habilidades e em conseguir oportunidades de trabalho”, explicou Fábio Roque, coordenador-geral de Mobilização e Parcerias do Departamento de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania.

O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio do WhatsApp. São 10 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, como elaboração de plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

Os participantes terão até quatro semanas para assistir às aulas e fazer as atividades práticas. Ao término do curso, recebem um certificado de conclusão. Eles também podem se cadastrar em comunidades que divulgam vagas de emprego. É possível se candidatar a processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empresas.

O Instituto Coca-Cola Brasil é parceiro da Rede do Plano Progredir do Ministério da Cidadania. O Progredir é um plano de ações do Governo Federal para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas.

A aceleração de iniciativas digitais está conectada ao compromisso de impactar milhões de jovens na temática de inclusão produtiva como uma das alavancas de transformação e crescimento econômico para o país. Apenas em 2021, 25 mil jovens se formaram nas aulas do programa online, sendo 69% negros e 69% mulheres.

 
Ministério da Cidadania
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Kawan Rafael 28/04/2022 às 00:00

    Kawan Rafael De Paula Amorim

 
Sitevip Internet