Cuiabá, domingo, 28/04/2024
22:27:41
informe o texto

Notícias / Geral

01/06/2022 às 15:52

Projeto do Sicredi planta mais de mil mudas em Rondonópolis

Iniciativa atende com Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU

Leiagora

Projeto do Sicredi planta mais de mil mudas em Rondonópolis

Foto: Assessoria

Em alusão a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada de 31 de maio a 5 de junho, a Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA realizou no último sábado (28) mais uma ação do programa Recuperando Nascentes, onde foram plantadas 1.053 mudas em uma área reflorestada, localizada na Fazenda Santa Luzia, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).

Desde que foi iniciado, em 2012, mais de 125 mil mudas já foram cultivadas, o que contribui para a sustentabilidade ambiental. “Preservar a natureza é contribuir para o futuro da nossa comunidade. Nosso objetivo é promover ações sustentáveis na região em que a cooperativa atua, recuperando e preservando as nascentes d’águas nas propriedades dos nossos associados e reforçando nosso propósito de construir juntos sociedades mais prósperas”, diz o presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Túlio Duarte Soares.

O programa ficou paralisado por dois anos, por conta da pandemia da Covid-19. Desde que foi lançado, foram realizadas 92 ações de trabalho, incluindo a ação realizada no sábado (28). Por essa abrangência, a importância da ação já foi reconhecida em prêmios como o ACIR de Responsabilidade Ambiental, o australiano WYCUP, Benchmarking Brasil e o Concred Verde.

A iniciativa funciona da seguinte forma: o produtor rural associado à cooperativa manifesta a sua intenção de recuperar uma nascente, protocolando seu pedido junto ao Sicredi. Dessa forma, são viabilizados os recursos para que possa ser providenciada a estrutura de proteção das plantas e irrigação das mudas, que, aliás, são doadas pela cooperativa.

A Entidade fica também responsável por engajar a equipe que faz o plantio, entre colaboradores da Cooperativa e a comunidade. O modelo coopera com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2015, o órgão propôs aos seus membros uma agenda sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, que é composta por 17 itens.

Dentre eles, o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, ações contra a mudança global do clima e vida na água. E nestes três, o programa Recuperando Nascentes do Sicredi se encaixa. Para o associado Sicredi e proprietário da Fazenda Santa Luzia, local escolhido para o plano, João Pedro de Brito, a ação é uma somatória de esforços em prol da sociedade.

Ele pontua que ações sociais dessa natureza, provocam as pessoas a entenderem a importância da preservação das nascentes. “É importante para nós produtores, para que possamos produzir com responsabilidade ambiental. São muitas áreas que precisam ser recuperadas, principalmente as beiras de córregos e nascentes e o plantio de mudas auxilia nisso. Por isso essa ação é tão interessante, ela beneficia toda a sociedade”.

 
Da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet