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Notícias / Política

07/06/2022 às 09:45

Fávaro cita intervenção federal e nova licitação como solução para problema da BR-163

O senador foi o primeiro entrevistado no programa Agora na Conti, do Grupo Leiagora

Débora Siqueira

Fávaro cita intervenção federal e nova licitação como solução para problema da BR-163

Foto: Diego Nunes/Playagora

Intervenção federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) assumindo as cancelas das praças de pedágio e um novo processo licitatório. Estas são as medidas apontadas pelo senador Carlos Fávaro (PSD) para resolver a situação da BR-163, onde a concessionária continua cobrando pedágio, mas sem prestar serviço de manutenção da estrada e sem ter duplicado a pista de Sinop a Mato Grosso do Sul.
 
Ele destacou que não apenas ele, mas todos os demais parlamentares da bancada de Mato Grosso têm se esforçado em cobrar, denunciar, mas que falta atitude do Governo Federal em resolver o problema. O caminho, segundo ele, é fazer uma intervenção em nome do interesse público.
 
“Eu vejo muito por parte do Governo Federal dizer que a concessionária é fruto da corrupção, do governo passado, do Partido dos Trabalhadores, com conchavos a Odebrecht ganhou essa concessão. Mas o que o governo federal fez até agora? Já está indo para o quarto ano de governo. Está previsto em lei atitudes como, por exemplo, a intervenção federal por interesse público, tem lei para isso. Faz a intervenção, escolhe o interventor. Eu sugeri o Dnit, mas pode ser outra empresa, se não tiver recursos para fazer as obras e a manutenção, usa o próprio recurso da cancela, da captura do valor do pedágio. Esses recursos que estão sendo cobrados estão indo para o bolso dos acionistas da Odebrecht”, comentou nessa segunda-feira (6) durante a estréia do programa Agora na Conti, do Grupo Leiagora, na Rádio Conti, na 103.7 FM.
 
O senador defendeu que a intervenção federal e o uso do dinheiro do pedágio para obras na rodovia, enquanto o governo Federal inicia um novo processo de licitação para que uma empresa privada assuma as obras de manutenção da rodovia, são a resposta mais digna para a população mato-grossense.
 
Em relação à duplicação, o senador destacou que dificilmente vá ocorrer. Um dos motivos é a implantação da ferrovia. Concorrendo com o frete de caminhão, um das variáveis que será calculada é a quantidade de caminhões rodando pela pista. A ferrovia absorve boa parte das mercadorias que seriam transportadas via terrestre.
 
“Não tenha dúvida que a tarifa deve ser mais cara porque essa carga vai 'fugir' pelo trem, né?! O estudo precisa começar a ser feito, mas levando em conta também o crescimento de Mato Grosso e o transporte de outros tipos de cargas que vão alimentar essa rodovia”.
 
Agora na Conti
 
Comandado pelas jornalistas e apresentadoras Marina Martins e Camila Piacenti, o “Agora na Conti” trará todos os principais fatos do dia, informações sobre o trânsito, além claro de notícias em primeira mão para os ouvintes da região metropolitana de Cuiabá. Para acompanhar é só sintonizar na 103.7 FM e ficar por dentro de tudo que é fato que acontece em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h.

E a programação de entrevista já está definida. Nesta terça (7), a bancada recebe o secretário de fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta. Na quarta (8), quem dá entrevista é a médica e pré-candidata ao senado pelo PSB, Natasha Slhessarenko. Na quinta (9), Marina Martins e Camila Piacenti entrevistam o deputado estadual pelo PP, João Batista. Já na sexta (10), o papo é com o pré-candidato ao senado pelo PTB, Antonio Galvan.
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