Cuiabá, domingo, 28/04/2024
22:43:14
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

18/06/2022 às 11:53

Avanços das reformas colocam o Brasil em posição de destaque no mundo, diz Guedes

De acordo com o ministro da Economia, o país é a maior fronteira global de investimentos

Leiagora

Avanços das reformas colocam o Brasil em posição de destaque no mundo, diz Guedes

Foto: Ministério da Economia

O ministro Paulo Guedes destacou, na última terça-feira (14) que, desde 2019, o governo vem pondo em prática uma série de reformas estruturais e ajuste das contas públicas. Durante o evento Brasil Investment Forum 2022, em São Paulo, ele reforçou que o governo está fazendo a transição de uma economia dirigista, intervencionista, estatizada, para uma economia de mercado, de consumo de massa, de livre iniciativa, com enorme classe média.

Segundo Guedes, tantos ajustes levaram o Brasil a surpreender o mundo por diversas vezes, especialmente em relação à retomada dos níveis de atividade e de emprego diante dos impactos provocados pela covid-19.

Paulo Guedes destacou que o país gerou 12 milhões de postos de trabalho desde a fase crítica da pandemia. Disse também que a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro surpreendeu expectativas de mercado e de agentes internacionais, com desempenho melhor que o da maior parte das nações desenvolvidas.

De acordo com o ministro, todo esse esforço foi realizado com cuidado à saúde dos brasileiros e apoio aos mais desassistidos, mas sem transformar as despesas emergenciais – necessárias para combater a doença e os impactos econômicos da pandemia – em despesas permanentes.

“Nenhum país tirou os estímulos fiscais e monetários tão rapidamente como o Brasil”, declarou, acrescentando que o país também está sendo mais rápido e eficaz ao combater a inflação, um fenômeno global. “Todos os outros países estão fora da curva, profundamente em desequilíbrio. Estão começando a subir os juros agora”, salientou.

Guedes reforçou a importância do programa de privatizações, que está abrindo portas para a chegada de novos investidores e, consequentemente, alavancando a geração de emprego e renda.

Brasil Investment Forum 2022

No atual panorama de reestruturação das cadeias produtivas globais, o país ocupa posição de destaque, enfatizou o ministro. “O Brasil é a maior fronteira de investimentos aberta no mundo. São trilhões de dólares em busca de onde investir, e o Brasil tem pelo menos três vertentes que formam a estrutura da economia do futuro. A primeira é o digital, a segunda é o energético, a energia verde e sustentável, e a terceira, o alimentar”, apontou. Guedes ressaltou que o país é uma democracia forte e amigável, próxima dos mercados europeu e norte-americano.

O Brasil Investment Forum 2022 (BIF 22) é a quinta edição do maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo governo federal, a atividade traz discussões que abordam temas relacionados a setores de destaque, como agronegócios, infraestrutura, energia e tecnologia da informação.

 
Ministério da Economia
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet