Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:09:50
informe o texto

Notícias / Geral

20/06/2022 às 11:07

Entidades de direitos humanos preparam manifestação pedindo justiça por Bruno e Dom Phillips

'Se suas mortes são razão de luto, suas vidas são razão de luta! Vamos continuar a luta mesmo estando em luto!', diz texto da publicação do deputado Valdir Barranco

Jardel P. Arruda

Entidades de direitos humanos preparam manifestação pedindo justiça por Bruno e Dom Phillips

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Sete entidades sociais de luta pelos direitos humanos, causa indígena e reforma agrária preparam para esta terça-feira (21) um ato público por justiça pelo assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, mortos no Vale do Javari, no Amazonas. A manifestação está marcada para às 17h, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. 

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou suas redes sociais para convidar a população a participar do ato. O objetivo é fazer se juntar ao coro de outros atos que serão realizados pelo Brasil para fazer pressão pública para os assassinatos não ficarem impunes.

“Nós estamos em luto e queremos justiça por Bruno e Dom. Vamos continuar na luta pela vida de indigenistas, jornalistas, lutadores e lutadoras das causas socioambientais. Se suas mortes são razão de luto, suas vidas são razão de luta! Vamos continuar a luta mesmo estando em luto!”, diz texto da publicação do parlamentar.

A manifestação é organizada por Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ), Comissão Pastoral da Terra (CPT-MT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT-MT), Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Indigenistas Associados (INA) e Operação Amazônia Nativa (OPAN).
 
Assassinatos no Javari
 
O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips começaram uma expedição na região do Vale do Javari, segunda maior Terra Indígena do Brasil, no dia 1º de junho, para produção de material jornalístico. A área é palco de conflitos envolvendo pesca ilegal, garimpo ilegal, tráfico de drogas e desmatamento.
 
Ambos desapareceram no dia 5 de junho, quando já haviam terminado a expedição e seguiam o Rio Itaquaí, no caminho de volta. Desde o dia 7 está preso o primeiro suspeito do caso, Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, que foi visto em uma lancha logo atrás do barco do jornalista e do indigenista. Inicialmente, ele negou as acusações.
 
No dia 12 de junho, a Polícia Federal comunicou que encontrou uma mochila com notebook e um cartão de saúde de Dom Philips, além de outros pertences dele e de Bruno. O material estava próximo à casa de Amarildo. 
 
No dia 14 de junho o irmão de Amarildo, Oseney da Costa de Oliveira, foi preso temporariamente. No dia 15, Amarildo foi levado até o local onde foram encontrados os pertences de Dom e Bruno, então ele confessou ter participado do assassinato dos dois e apontou a localização dos corpos, que foram esquartejados, queimados e enterrados.
 
Os restos mortais passaram por perícia e foi confirmado pertencerem aos desaparecidos, que foram mortos com tiros de arma de caça. Por enquanto, oito pessoas estão presas suspeitas de envolvimento nos assassinatos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nayara 20/06/2022 às 00:00

    Vale ressaltar que não é o primeiro caso, temos o Cláudio Quoos Conte foi brutalmente assasinado e colocaram uma pessoa pra assumir o crime sendo que sabemos que existem mais a ser investigado e simplesmente foi arquivado!!!!!!!!

 
Sitevip Internet