Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
21:02:35
informe o texto

Notícias / Política

27/06/2022 às 10:18

Pastagem: qualidade da forragem amplia produtividade do rebanho

Brachiaria híbrida Mavuno é superior em resistência e valor nutricional; produto será apresentado no 1º Mega Curso Capataz e Gerente em Pecuária, em Cuiabá

Leiagora

Pastagem: qualidade da forragem amplia produtividade do rebanho

Foto: Divulgação

A qualidade da forragem tem ganhado importância cada vez mais estratégica na pecuária por sua relação direta com a produtividade do rebanho, seja ele de corte ou leite.

Rusticidade, produção de massa verde e alto teor nutricional são fatores essenciais para a engorda do animal e estão intimamente relacionados à escolha da brachiaria.

Desenvolvida para pastos de alta produtividade, a brachiaria híbrida Mavuno vem conquistando cada vez mais espaço nas fazendas brasileiras, tendo registrado um crescimento de vendas de 82% na safra 2021/2022 em comparação à safra anterior.

“Mavuno é fruto do cruzamento de diferentes linhagens. Foram 18 anos de pesquisa até chegarmos aos resultados atuais. Tanto em áreas de estudo controladas como em pastos comerciais de clientes monitorados por nossa equipe de campo, Mavuno apresentou até 21% de proteína bruta e produção de massa verde até 50% superior as brachiarias convencionais como a Marandu”, explica Edson de Castro Júnior, coordenador técnico na Wolf Sementes.

As áreas de pastagem constituem a base da alimentação de aproximadamente 200 milhões de cabeças de gado, conforme dados do IBGE. Na pecuária de corte, 100% das categorias de animais das fases de cria e recria e 90% da fase de engorda são alimentadas em sistemas de pastagens, de acordo com o zootecnista Adilson de Paula Almeida Aguiar. E os ganhos de produtividade estão diretamente ligados à melhor qualidade das pastagens cultivadas e não apenas ao tamanho da área ocupada pela forragem.

Um dos pontos fortes da brachiaria híbrida Mavuno, que asseguram a resistência e rentabilidade em comparação às brachiarias convencionais, é seu sistema radicular (raiz) que, a depender do tipo de solo, pode chegar a até quatro metros de profundidade.

“É muito bom ter uma gramínea com raiz profunda, porque quanto maior a área de raiz, maior a área que a planta terá para absorver água e nutrientes do solo, gerando assim mais tolerância”, aponta o zootecnista João Gonçalves Neto, citando também os elevados índices de proteína e digestibilidade apresentados por esta forrageira.

Portfólio

A Wolf Sementes é a empresa brasileira com o mais amplo portfólio de sementes de pastagens do País. Dedicada a oferecer soluções completas em seu segmento, comercializa mais de 40 cultivares de forrageiras e leguminosas e exporta para mais de 65 países, ajudando a formar cerca de 75 milhões de hectares de pastagens no mundo.

Focada em tecnologia, a Wolf tem como principal destaque o híbrido de alta produtividade Mavuno. Também fazem parte das soluções oferecidas ao pecuarista formulações próprias de incrustação, fertilizantes e biológicos.

“Investimos em produtos de alta eficiência e tecnologia para o produtor alcançar mais produtividade. O pecuarista brasileiro está habituado, por exemplo, a valorizar genética do rebanho, mas é necessário dar suporte com uma genética também na pastagem,” explica o CEO da companhia, Alex Wolf.

Com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Wolf Sementes contribui com a pecuária nacional há de 47 anos. Apoiada fortemente no controle de qualidade e gestão, é associada às principais entidades dos setores em que atua, como Unipasto e ABCZ, e a única empresa do setor de sementes de pastagem com certificação ISO 9001.

Evento

A brachiaria híbrida Mavuno será apresentada aos pecuaristas durante o 1º Mega Curso Capataz e Gerente em Pecuária, que acontece nos dias 29 e 30 de junho e 1º de Julho no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Além de nutrição e pastagem, o evento inclui palestras sobre manejo, controle zootécnico, administração rural e genética, entre outros temas.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet