Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
13:35:14
informe o texto

Notícias / Geral

02/07/2022 às 08:52

Desembargador critica Lei Anticrime e reforça necessidade da ressocialização

Orlando Perri argumentou que, inevitavelmente, esses presos deverão ser reinseridos na sociedade e, caso não consigam espaço no mercado de trabalho, o que os espera, quase sempre, é servir o crime

Da redação - Angélica Callejas / Da reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Desembargador critica Lei Anticrime e reforça necessidade da ressocialização

Foto: TJ-MT

Insatisfeito com a reverberação do Pacote Anticrime, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, afirmou que o Estado deve focar em investimentos na ressocialização dos presos, uma vez que a lei dificultou a saída dessas pessoas das penitenciárias. Para Perri, o tempo desses reeducandos nos presídios deveria ser melhor utilizado, por meio de qualificação e profissionalização.

O desembargador argumentou que, inevitavelmente, esses presos deverão ser reinseridos na sociedade e, caso não consigam espaço no mercado de trabalho, o que os espera, quase sempre, é servir o crime. Perri ainda citou que a falta de triagem dos presidiários, um processo obrigatório constado na Lei de Execução Penal, segundo o magistrado. Ao não reconhecer o nível de criminalidade de cada um e colocá-los todos juntos, há um incentivo para que os  “peixes pequenos” entrem no mundo das facções criminosas.

“Se nós não trabalharmos o nosso preso, no sentido de realmente propiciar condições de ele ser ressocializado, nós nunca vamos vencer a batalha contra o crime. Como disse o governador, de cada 100 pessoas que saem por aquela porta, 80 voltam a cometer crimes. Então, nós estamos perdendo a batalha”, avaliou o desembargador.

Conforme o Perri, que também discorda do discurso sobre a necessidade de leis mais duras, que ele inclusive julga como demagógico, a prisão deveria ser o último recurso utilizado pela Justiça. O magistrado afirmou que uma das causas que levam ao caminho da criminalidade, na maioria das vezes, é uma resposta à miséria que assola as classes mais baixas.

“Você não resolve o problema da miséria social prendendo pessoas que cometeram delitos. Cadeia não é a solução. Este é o meu pensamento. Esse é um discurso demagógico dos nossos políticos… a criminalidade tem tantos fatores sociológicos que são incontáveis”, criticou.

De acordo com Perri, essa situação das facções cada vez mais ocuparem os espaços dos presídios acaba afetando também as famílias dos presos, que são cobradas pela proteção oferecida. Conforme o desembargador, esse retrato pode ser observado na penitenciária feminina Maria do Couto, onde a maioria das mulheres foram presas por tráfico, enquanto serviam as organizações criminosas.

Diante disso, o magistrado retoma a importância de trabalhar a ressocialização nas penitenciárias, através de oportunidades de qualificação, para que as facções tenham cada vez menos poder sobre os presos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet