Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:26:33
informe o texto

Notícias / Judiciário

01/07/2022 às 17:03

Zuquim pede convocação de seis novos desembargadores e se coloca na disputa pela Presidência do TJMT

O magistrado disse que ainda é aceito para falar em propostas, mas diz que trabalha para garantir melhorias na atividade jurisdicional

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Angélica Callejas

Zuquim pede convocação de seis novos desembargadores e se coloca na disputa pela Presidência do TJMT

Foto: Assessoria TJMT

O desembargador José Zuquim Nogueira, corregedor-Geral da Justiça, já se antecipou e colocou seu nome para a disputa da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A atual gestão encerra este ano e uma nova eleição deve ocorrer somente em novembro. Apesar de não querer antecipar qualquer mote de campanha, o magistrado parece ter um ponto de divergência com a atual presidente, Maria Helena Gargaglione Póvoas: a convocação de novos desembargadores. 

Zuquim disse que já apresentou uma sugestão para a presidente para chamar seis magistrados, até porque eles teriam que passar por uma capacitação, e com isso ela ganharia tempo. Ele fala, inclusive, que a proposta teria sido aceita, porém, ao que tudo indica, este chamamento deve ficar para a próxima gestão. 

A criação de nove cargos de desembargador para compor o Pleno do TJMT foi aprovada ainda em 2020, ainda no comando de Carlos Alberto Alves da Rocha, no entanto, ela não foi efetivada. Na época, a justificativa era de que os novos cargos eram necessários para atender ao aumento dos processos ajuizados no tribunal nos últimos anos, além da criação de três novas Câmaras: uma de Direito Privado, outra Criminal e mais uma de Direito Público e Coletivo.

Já questionado sobre o porquê se colocou na disputa, Zuquim argumenta que tem 37 anos de magistratura e 54 anos de serviço prestado e pretende atuar para melhorar a atividade jurisdicional. “Pretendo apresentar um plano para ser analisado pelos pares, mas seria prematuro me desvincular da Corregedoria para me preocupar com a Presidência neste momento, mas minha principal proposta é melhorar a atividade jurisdicional, para que o cidadão receba um recurso à altura que merece”, comentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet