Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:48:12
informe o texto

Notícias / Geral

21/07/2022 às 17:44

Operação Ágata é lançada em MT para combater crimes na fronteira

A ação que teve início em 18 de julho ocorre nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segue até dia 27

Leiagora

Operação Ágata é lançada em MT para combater crimes na fronteira

Foto: Secom/MT

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, veio a Mato Grosso nesta quinta-feira (21) para lançar a 4ª etapa da Operação Ágata, que tem como objetivo o combate aos crimes na região de fronteira como tráfico de drogas, armas e pessoas, contrabando, descaminho, garimpo ilegal, evasão de divisas e promover, ainda, a preservação do meio ambiente. A ação que teve início em 18 de julho ocorre nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segue até dia 27.
 
Além de Nogueira, representantes da Marinha, Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) foram recebidos pelo governador Mauro Mendes no Palácio Paiaguás. A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, também participou do ato.
 
As Forças Armadas e instituições de segurança federais apresentaram ao ministro resumo da atuação na fronteira mato-grossense. Já pelo Governo do Estado, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel PM Juliano Chiroli, demonstrou alguns dados de produtividade em ações conjuntas com as Forças Armadas e instituições federais.
 
Desde 2018, mais de 45 operações foram realizadas em Mato Grosso de forma conjunta, a exemplo da Operação Verde Brasil, Operação Samaúma e a Hórus/Vigia, sendo essa última no âmbito do Ministério de Justiça e Segurança Pública.
 
A Operação Ágata é realizada todos os anos desde 2011 e as ações são focadas nos 900 quilômetros, entre fronteira seca e alagada, do Guaporé ao Pantanal.
 
O governador Mauro Mendes destacou a importância da parceria com as forças armadas em Mato Grosso e assegurou ao ministro que essa integração entre as instituições continuará existindo para melhoria da segurança pública.
 
“O Estado de Mato Grosso é muito grande, mas nós temos uma unidade que é o Gefron, especializada somente em cuidar da nossa fronteira. Acredito que essa integração é o caminho para operacionalizar as ações em prol da segurança pública e tudo aquilo que ela representa”, assegurou Mauro Mendes.
 
O ministro Paulo Sérgio ressaltou que na operação realizada em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram empregados, sob a coordenação do Ministério da Defesa, cerca de 4 mil militares, além de diversas viaturas, embarcações e aeronaves. Entre as atividades, destacam-se ações operativas de bloqueio, patrulhamento, inteligência e vigilância.
 
“É uma satisfação poder acompanhar, aqui no Estado de Mato Grosso, de forma mais próxima e presente, as atividades operativas do Comando Conjunto Oeste na Operação Ágata 2022. Essa reunião de trabalho aqui no gabinete do governador caracteriza a importância que o Governo dá ao assunto e a priorização com a segurança pública e respeito às forças armadas brasileiras”, pontuou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet