Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:26:09
informe o texto

Notícias / Política

01/08/2022 às 10:30

Principais siglas de MT deixam deliberações para último dia; confira cronograma de convenções

A indecisão do governador Mauro Mendes (União) na questão do Senado afeta várias siglas, que aguardam seu posicionamento final

Angélica Callejas

Principais siglas de MT deixam deliberações para último dia; confira cronograma de convenções

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O período das convenções partidárias encerra nesta sexta-feira (5). E mesmo na reta final, os principais partidos em Mato Grosso ainda aguardam posicionamento do governador Mauro Mendes (União) sobre o polêmico palanque aberto. A única sigla que até o momento já parece ter decidido o caminho a seguir é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que anunciou a convenção para às 15h da quinta-feira (4).

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), que tem como presidente o vereador Lilo Pinheiro, deve se reunir às 9h desta sexta-feira (5), no auditório da Câmara de Cuiabá. O partido cogita lançar Lilo ao governo, e deve apresentar chapa de federal e estadual, além de declarar apoio à pré-candidatura ao Senado do deputado federal Neri Geller (PP). 

No mesmo dia e horário acontecerá a reunião do Partido Liberal (PL), liderado no estado pelo senador Wellington Fagundes, que busca a reeleição. Na data, a sigla baterá o martelo acerca do apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), assim como do governador Mauro Mendes (União).

O partido está com a chapa federal inchada, com 10 nomes, entre eles o ex-vereador Abílio Brunini e os deputados federais José Medeiros e Nelson Barbudo. Já a chapa estadual conta com três nomes que buscam a reeleição, sendo os deputados Gilberto Cattani, Elizeu Nascimento e delegado Claudinei.

Das 14h às 20h, a federação PSDB-Cidadania (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará a convenção na sede do partido, no bairro Santa Rosa. O presidente da sigla tucana, deputado estadual Carlos Avallone já vinha anunciando que o grupo tem chapa completa para estadual, assim como para federal e deve se manter na base de Mendes. O impasse deve pairar sobre o apoio à presidência, já que a nacional decidiu pela candidata Simone Tebet (MDB). 

Com relação ao Senado, ao que tudo indica, a federação deve entrar na suplência de algum candidato, uma vez que teria recebido convite de ao menos três dos principais postulantes ao cargo.

Às 15h, o Republicanos de Adilton Sachetti terá que escolher nove dos 12 nomes à disposição para deputado federal. Entre eles, busca a reeleição o dr. Leonardo. O Republicanos deve se manter na base do governador Mauro Mendes (União), através da vice-governadoria por Otaviano Pivetta. 

Na chapa estadual deve entrar o deputado estadual Valmir Moretto, além de nomes como os vereadores de Cuiabá Diego Guimarães e o tenente-coronel Marcos Paccola.

A partir das 17h, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) firmará o apoio à eleição do ex-presidente Lula e, segundo o que vem sendo anunciado, deve declarar apoio a Neri Geller, postulante ao Senado. A Federação vem tentando emplacar um nome ao governo do Estado, mas todos os pretensos candidatos têm resistido.

A articulação mais recente envolve o convite à primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), para encabeçar a disputa ao Palácio Paiaguás, mas ela ainda não deu resposta. 

Os deputados estaduais petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral irão à reeleição. A vereadora de Cuiabá Edna Sampaio, do mesmo partido, deve concorrer a uma cadeira de deputada federal.

O União Brasil, partido protagonista da convenção, deve iniciar suas deliberações às 18h, no ginásio Dom Aquino. No evento, deverá ser confirmada a candidatura à reeleição do governador Mauro Mendes e a novela do palanque ao Senado finalmente terá um fim.

Mauro terá que decidir se fica só com Wellington Fagundes (PL) ou se quer abraçar todos os candidatos. O partido também deve anunciar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Às 18h, começa a convenção do Partido Social Democrático (PSD) no Serras Hotel, localizado na avenida Miguel Sutil. O senador Carlos Fávaro, presidente da Executiva Estadual, deve dar encaminhamento ao apoio à candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado e a do presidenciável do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, tudo encaminha para a liberação dos filiados, uma vez que muitos se manifestaram contra a aliança com a esquerda.

Pelo andar da carruagem, o PSD deve continuar andando lado-a-lado com o União de Mendes. No entanto, ainda existe um rumor de que Fávaro pode surpreender e rivalizar com Mauro Mendes na disputa pelo governo.

O Progressistas (PP) de Neri Geller também deve iniciar a deliberação às 18h, no hotel Holiday Inn, na Miguel Sutil. No evento, o partido tende a confirmar a candidatura de Geller ao Senado e a aliança com a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), devendo anunciar apoio à eleição de Lula (PT). Uma incógnita paira sobre a questão do governo do Estado, pois Neri ainda insiste em manter o PP com Mauro.

Caso Mauro feche com Wellington, Geller deve dar um passo atrás, pois só conseguiria se manter no palanque de Mendes formando chapa pura ao Senado. Isso significa que teria de abrir mão da aliança com a esquerda… e dar um tiro no pé.

Por último, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) marcou para começar às 19h a convenção, na qual, até o momento, já tem definido o apoio ao presidente Bolsonaro. Cotado para pleitear o cargo governador, tem sido discutido o nome do ex-deputado federal, Victório Galli.

Para o Senado, o PTB tem lançado como pré-candidato o ex-presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan.

Convenções já realizadas

Em 20 de julho, o vereador Kassio Coelho foi oficializado o candidato a Senado pelo Patriota, juntamente com o pastor Oscemário Daltro como primeiro suplente e a professora e empresária de Rondonópolis, Andreia Scheffer, como segundo suplente. Na chapa proporcional para deputado estadual e federal, o partido tem inclinação para representantes da Segurança Pública com seis militares e um delegado da Polícia Civil, além de professores, advogados, pastores e vereadores.

No dia 26 do mês passado, a Federação Psol-Rede oficializou Moisés Franz (Psol) 
como candidato a governador. Ele terá como vice o correlegionário Franq Silva, também do Psol. Quem vem disputará uma vaga ao Senado Federal pela Federação é José Roberto de Freitas (Psol).

No sábado (30), o PSB homologou a candidatura da médica Natasha Slhessarenko para o Senado e também alinhou o apoio ao governador Mauro Mendes (União). Além disso, o partido fechou as chapas de deputados estaduais e federais. No entanto, ficaram abertas as vagas de suplentes que ainda serão deliberadas, dependendo do posicionamento do chefe do Executivo em deixar o palanque aberto. 

No domingo (31), o partido Democracia Cristã (DC) realizou convenção partidária e deliberou que o presidente da sigla, Jorge Yanai, de Sinop, será candidato ao Senado. As suplências ainda não foram definidas. O apoio ao governo do Estado deverá ser de Mauro Mendes (União), mas o partido aguarda a homologação do governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet