Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:35:37
informe o texto

Notícias / Política

02/08/2022 às 17:40

Pesquisa interna deve definir se PDT terá candidatura própria ao governo do estado

Segundo o presidente regional do partido, a pesquisa também irá definir quem o partido deve apoiar na corrida ao Senado Federal

Paulo Henrique Fanaia

Pesquisa interna deve definir se PDT terá candidatura própria ao governo do estado

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O Partido Democrático Trabalhista em Mato Grosso (PDT) deve receber até o fim da tarde desta terça-feira (2) uma pesquisa interna encomendada pela própria regional para decidir sobre a possibilidade de lançar uma candidatura própria ao governo do Estado. Segundo o presidente regional do partido, o vereador de Cuiabá Lilo Pinheiro, a pesquisa também servirá para que os membros do PDT possam bater o martelo quanto ao apoio a um possível pré-candidato ao Senado Federal.
 
“Nós fizemos a solicitação de pesquisas internas que vão balizar as decisões do PDT pra ver se o partido tem condições de lançar candidatos à majoritária aqui no estado. O resultado será debatido entre os membros da executiva se nós teremos condições de na sexta-feira (5) apresentarmos nomes pra majoritária aqui no estado”, disse Lilo Pinheiro na manhã desta terça.
 
No dia 18 de julho, membros do PDT em Mato Grosso se reuniram com o pré-candidato ao Senado Neri Geller (PP) para demonstrar apoio na corrida eleitoral do parlamentar. À época, o progressista já estava fechado com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), fato este que não impediu o PDT, mesmo tendo Ciro Gomes como presidenciável, demonstrar simpatia a uma candidatura legitimamente lulista e, de acordo com o próprio Lilo na ocasião, só faltava o aval da executiva nacional.
 
Agora, próximo das convenções partidárias do PDT que acontecem na sexta, Lilo já afirma que o apoio a Neri ainda não está sacramentado e que a decisão será tomada com o resultado da pesquisa que irá avalizar um nome ao governo do Estado.
 
“Ainda não concretizou o apoio ao Neri. Existe uma simpatia por estar no arco de alianças voltado ao popular. Evidentemente que um dos critérios para que possamos avançar nessa concretização é ter espaço pra poder falar do nosso pré-candidato à presidência. O PDT pode pedir voto pro Neri? Pode ser que peça se concretizar esse apoio, mas naquilo que o PDT organizar pra levar o nome pra majoritária será levado o nome do nosso candidato Ciro Gomes”, afirma o pedetista.
 
Chapas proporcionais
 
Sobre as chapas proporcionais, o PDT deve ter chapa completa com 25 candidatos a deputado estadual e espera retomar a cadeira perdida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a desfiliação de Allan Kardec, que em abril deste ano abandonou o partido para se filiar ao PSB.
 
Já para federal, o partido ainda não possui os nove nomes, mas espera até sexta completar a lista.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet