Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
16:42:45
informe o texto

Notícias / Política

16/08/2022 às 08:10

Wilson afirma que se for relator da PL da caça, irá exarar parecer contrário

Defensor do meio ambiente, o deputado diz que fará de tudo para que os colegas votem contra o tema

Paulo Henrique Fanaia

Wilson afirma que se for relator da PL da caça, irá exarar parecer contrário

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Membro titular da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) declarou que, se for escolhido para ser o relator do Projeto de Lei nº 16/2022, que autoriza a caça esportiva de animais no estado, irá exarar parecer contrário à aprovação do PL. O parlamentar garante que irá trabalhar para que a proposta não seja aprovada em plenário.
 
“Se eu for designado para relatar essa matéria eu vou relatar contrário. Nós temos que falar de vida, salvar pessoas que pegaram covid, reduzir mortalidade infantil no estado. Sou contra esse projeto. Respeito o deputado Cattani, ele tem direito de apresentar o PL, mas se eu relatar esse projeto na comissão vai ser contrário e vou trabalhar para que ele não seja aprovado”, disse Wilson na manhã dessa segunda-feira (15).
 
De autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), o PL tem causado controvérsia não só em Mato Grosso, mas também foi alvo de críticas da ativista Luisa Mell, que na semana passada fez um apelo nas redes sociais para que a população pressione os deputados para que votem contra ao projeto.
 
O PL estava na pauta de votações do dia 10 deste mês, porém, o deputado Lúdio Cabral (PT) chamou a atenção do Parlamento de que a proposta tinha passado apenas pela Comissão de Agropecuária, que não tem legitimidade para exarar parecer sobre o tema. Desta forma, a presidente da sessão, a deputada Janaina Riva (MDB), determinou que o projeto fosse encaminhado para a Comissão de Meio Ambiente da Casa.
 
Também demonstraram ser contra o projeto de lei, os deputados Carlos Avallone (PSDB), Thiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT), Alan Kardec (PSB) e a Janaina, que chegou a classificar o PL como um retrocesso.
 
Uma das justificativas de Cattani é de que existe uma superpopulação de animais predadores, tais como o porco do mato e o jacaré, no estado que podem causar um desiquilíbrio ambiental na fauna.

Wilson Santos é categórico ao rebater o colega. Segundo o parlamentar, já foi comprovado cientificamente que não existe uma alta população de jacarés no Pantanal.
 
“Nós temos estudos científicos da Embrapa de que não há uma superpopulação de jacarés no Pantanal, isso não existe. Na verdade, quem fala isso tá faltando conhecimento”, diz o deputado que também é professor.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet