Cuiabá, sábado, 25/05/2024
23:00:21
informe o texto

Notícias / Geral

27/08/2022 às 16:51

UFMT publica edital de seleção para mestrado em Comunicação

Das 14 vagas, 4 serão destinadas a ações afirmativas; inscrições vão de 22 de setembro a 7 de outubro

Leiagora

UFMT publica edital de seleção para mestrado em Comunicação

Foto: Arquivo UFMT

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgou edital de seleção para Mestrado Acadêmico em Comunicação, com inscrições disponíveis entre os dias 22 de setembro a 07 de outubro. O início das aulas para a nova turma está previsto para março de 2023.

Os interessados devem ter diplomas de cursos de graduação, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Comunicação e demais áreas do conhecimento.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações da Instituição (SEI/UFMT), onde deverão ser anexados os documentos em processo único e direcionado ao Programa. Confira as normas e toda a documentação exigida no edital, neste link.

Com aulas realizadas nos períodos vespertino e noturno, o PPGCom/UFMT é o primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação de Mato Grosso. Inaugurado em 2020, ele conta com duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Política e Cidadania; e Linha 2 – Estéticas e Narrativas. Neste ano, o programa oferece 14 vagas, sendo oito para a Linha 1 e seis para a Linha 2.

Pela primeira vez, o edital de seleção do PPGCOM contará com a reserva de vagas para ações afirmativas. Ao todo, será destinado 25% das vagas, para candidatos negros autodeclarados (pretos e pardos), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

Além disso, neste ano, toda a bibliografia da seleção é composta por textos de docentes do PPG em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), cujo fechamento foi anunciado pela instituição. Trata-se de uma ação de reconhecimento e de apoio ao PPGCC/Unisinos, reconhecido pela própria CAPES como um Programa de excelência no país.

Todo Ponto é uma Ponte

Na sexta-feira (26), também foi lançada a campanha Todo Ponto é uma Ponte, idealizada pelo projeto de extensão Tornar Comum. Ao longo das próximas semanas, a campanha realiza uma série de lives voltadas a tirar dúvidas dos candidatos quanto às etapas do processo de seleção. Durante este período, também serão publicados diversos conteúdos nas redes sociais do PPGCom.

O conceito da campanha, conforme um de seus idealizadores, o docente Dôuglas Ferreira, é destacar a diversidade de públicos para os quais o mestrado pode ser uma oportunidade única de conhecimento.

“Há uma diversidade de pontos diferentes que as pessoas têm ou que elas estão. Foi pensando nessa ideia de que o mestrado pode ser uma ponte para qualquer um desses públicos; o que queremos propor é que o ponto que você está pode ser inspiração para o seu projeto. O ponto de sua carreira pode servir para que você possa entrar no mestrado porque ele é para vários públicos, não apenas para quem quer seguir carreira acadêmica”, explica o professor.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet