Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:27:29
informe o texto

Notícias / Variedades

15/09/2022 às 09:50

Filha de Mano Brown, Domenica Dias denuncia racismo e agressão no Rock in Rio

Em uma publicação no Instagram, a atriz diz que estava ao lado do namorado, o ator Danilo Mesquita, quando foi agredida

Do G1

Filha de Mano Brown, Domenica Dias denuncia racismo e agressão no Rock in Rio

Foto: Webert Belicio/Agnews

A atriz Domenica Dias, filha de Mano Brown, publicou em seu perfil do Instagram, na quarta-feira (14), um relato em que diz ter sido agredida por um casal no Palco Sunset, durante o Rock in Rio. De acordo com a publicação, a agressão teria causado uma discussão com outras pessoas na plateia, que foi gravada e circula nas redes sociais.

Na publicação, Domenica diz que estava na plateia do palco Sunset com seu namorado, o também ator Danilo Mesquita, quando um "casal, visivelmente alterado, se instalou na nossa frente", diz na postagem.

"No exato instante em que subiram ao palco outras cinco cantoras pretas, a mulher, fingindo que estava dançando, me empurrou, pisou nos meus pés e se jogou em cima de mim de forma proposital. Mesmo com a insistência nas agressões, somente tentei desviar dela em todas as vezes."

Ela diz que, para evitar qualquer confronto, Mesquita a abraçou com o objetivo de fazer uma barreira, para que os esbarrões não voltassem a acontecer. Neste momento, a mulher teria virado e perguntado "por que estavam tocando nela."

"Respondemos que estávamos no nosso canto, que era ela quem estava me machucando e que não queríamos confusão. Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão."

Segundo Domenica, o vídeo gravado e que circula nas redes sociais, em que ela e Danilo discutem com uma outra mulher aconteceu no momento depois da agressão, e com outras pessoas da plateia.

"O vídeo que está circulando na internet foi gravado após evasão do casal agressor. Estávamos indignados com o ataque de motivação racista, que fica explícito pelo fato de eu ser uma das únicas pessoas pretas naquele contexto no meio de um espetáculo que visava enaltecer o trabalho e obra de mulheres pretas."

Ela diz que a mulher que aparece gritando com Danilo não tem nada a ver com a agressão anterior, mas que teria "esbravejado" que os dois teriam sido responsáveis pela confusão. A reclamação teria aumentado a indignação e a sensação de injustiça que sentiam naquele momento.

"Junto a outras pessoas que viram a covardia que passamos, explicamos, exaltados e com razão, a ela e às outras pessoas ao redor que nós é que fomos as vítimas da situação, sobretudo eu."

"Nesse contexto, me pergunto o porquê a nossa reação gerou, nessa mulher, mais comoção do que a própria agressão que sofremos. Depois de todo constrangimento, aborrecimento e agressões sofridas, decidimos ir embora."

Domenica completa o relato dizendo ser importante explicar e falar sobre as agressões físicas e morais, e que não é aceitável em um momento em que se celebra as mulheres pretas no palco, outra é agredida na plateia.

"É inadmissível que, no momento mágico em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado, especialmente, a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida."
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet