Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:38:20
informe o texto

Notícias / Geral

19/09/2022 às 16:25

UFMT inicia dia 22 de outubro as inscrições para mestrado e doutorado em humanidades

Todas as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei)

Leiagora

UFMT inicia  dia 22 de outubro as inscrições para mestrado e doutorado em humanidades

Foto: André Faust

O período de  inscrições para diversos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inicia nesta próxima quinta-feira (22).

Todas as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei) até o dia 7 de outubro. Os editais seguem regras próprias, inclusive quanto a reserva de vagas para técnicos-administrativos e ações afirmativas.

Entre os Programas com vagas para mestrado ou doutorado na área de humanidades estão o PPG em Antropologia Social, Comunicação, Educação, Economia, Estudos de Cultura Contemporânea, Filosofia, Geografia, História, Política Social e Sociologia.


Os editais e anexos estão disponíveis na página dos Programas ou na seção de editais da UFMT. Para localizá-lo, basta digitar o nome do programa na caixa de busca.

Antropologia Social (PPGAS)
São oferecidas 24 vagas, sendo 9 para a linha de pesquisa “Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias” e 10 para a linha de “Sociabilidades, Identidades e Subjetividades”. Destas, 5 são reservadas para ações afirmativas.

Comunicação (PPGCOM)
São oferecidas 14 vagas, nas linhas de pesquisa de são Política e Cidadania, com oito vagas, e Estéticas e Narrativas, com seis. Das vagas ofertadas, 25% ou seja, quatro vagas, serão reservadas para as ações afirmativas, onde são elegíveis à candidatura candidato/a/es negro/a/es autodeclarado/a/es (preto/a/es e pardo/a/es), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

Educação (PPGE)
Ao todo são 43 vagas para o Mestrado em Educação e 15 para o Doutorado em Educação. Do total de vagas de vagas para o mestrado, 28 são para ampla concorrência e 15 para ações afirmativas nas linhas de pesquisa “Culturas escolares e linguagens”, “Cultura, Memória e Teorias em Educação”, “Educação em ciência e educação matemática”, “Movimentos sociais, política e educação popular” e “Organização escolar, formação e práticas pedagógicas”. Das 15 vagas para o doutorado, 9 serão preenchidas a partir de ampla concorrência e 6 em ações afirmativas nas mesmas linhas do mestrado, exceto “Culturas escolares e linguagens”.

Economia (PPGEco)
São oferecidas 20 vagas, sendo sete para a linha de pesquisa em Políticas Públicas, seis para Economia Agrícola e outras sete para Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.

Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO)
Na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas são ofertadas cinco vagas para o mestrado e sete para o doutorado. Já a linha Epistemes Contemporâneas oferta oito para mestrado, e sete vagas para doutorado. Comunicação e Mediações apresenta seis vagas para mestrado e duas para doutorado. Dessas 35 vagas, sete são destinadas às ações afirmativas, sendo quatro em mestrado e três para doutorado.

Filosofia (PPGFil)
São oferecidas 20 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa: Epistemologia, Mente e Linguagem e na linha Filosofia Social, ambas com dez vagas cada. Dessas, quatro vagas são destinadas à candidatura das vagas de ações afirmativas, candidatos negros autodeclarados (pretos e pardos), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

Geografia (PPGGeo)
Ao todo são 18 vagas nas linhas de pesquisa de Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, Produção do Espaço Regional, além do Eixo Transversal: Ensino de Geografia. Do total de vagas, 4 serão destinadas a ações afirmativas para candidatos negros autodeclarados, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

História (PPGHis)
As vagas previstas no edital estão divididas em ampla concorrência e ações afirmativas, sendo 16 para o Mestrado e 12 para o Doutorado. As  linhas de pesquisa são Territórios, Sociedades e Dimensões da Política e Fronteiras, Identidades e Culturas.

Política Social (PPGPS)
A área de Concentração é Política Social, Estado, Sociedade e Direitos Sociais, e as Linhas de Pesquisa são Política Social e Direitos Sociais e Trabalho; Questão Social e Serviço Social. Das vagas, 15 são para ampla concorrência e quatro destinadas aos candidatos(as) negros(as) autodeclarados(as), pretos ou pardos, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

Sociologia (PPGS)
A linha de pesquisa é Sociedade, cultura e poder, e das vagas, quatro serão reservadas para as ações afirmativas, nos termos da Resolução da UFMT. Para essas, são elegíveis à candidatura candidatos negros autodeclarados (pretos ou pardos), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

 
Com assessoria UFMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet