Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:40:04
informe o texto

Notícias / Geral

21/09/2022 às 12:35

Alunos utilizam inteligência artificial para reaproveitar água e revitalizar espaço verde

Sistema de irrigação foi desenvolvido por alunos do Sesc Escola Cuiabá; dispositivo umidifica terra automaticamente ao identificar o ressecamento

Leiagora

Alunos utilizam inteligência artificial para reaproveitar água e revitalizar espaço verde

Foto: Assessoria Sesc Escola

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21), alunos do Sesc Escola Cuiabá realizam um mutirão para revitalizar o espaço verde da unidade de ensino onde são cultivadas hortaliças e plantas medicinais.
 
A iniciativa é dividida em etapas. A primeira parte do projeto com finalidade ecológica, “Múltiplos Sabores & Saberes”, é a doação de mudas, terra e adubo. Os insumos serão destinados às turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, responsáveis pelo plantio.
 
O sistema de irrigação é um diferencial da ação. Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental desenvolveram uma estrutura para reaproveitar a água produzida pelos equipamentos de ar-condicionado. O dispositivo é acionado automaticamente quando a terra está seca. Os mecanismos de inteligência artificial da plataforma Arduino foram utilizados na construção do protótipo que umidifica a área ao identificar o seu ressecamento.
 
Além de estimular o desenvolvimento de novas habilidades, o projeto desperta nos alunos a consciência ambiental. Essa prática é observada, segundo a coordenadora pedagógica Thamara Borges, por exemplo, na reutilização de pneus, garradas PETs e tambores de plásticos para acomodar as mudas.
 
“Procuramos salientar a importância de cuidar do meio em que estamos inseridos, valorizando e preservando a natureza. Os alunos ampliam sua visão de mundo e entendem que podem fazer a diferença com pequenas ações que somadas implicam em mudanças significativas no cuidado com o planeta”, explica Thamara.
 
Antes das férias de final de ano, têm início as últimas etapas com a coleta do que foi produzido na horta e a degustação dos alimentos. Nessa fase, entra a participação da nutricionista da escola, Camila Viana Fraiberg, que ensina os benefícios de cada hortaliça e estimula os alunos a colorir o prato, obtendo uma alimentação mais saudável.
 
O diretor do Sesc-MT, Carlos Rissato, ressalta a importância da boa prática em sala de aula. “Essa iniciativa movimenta a comunidade escolar em torno de um tema atual e necessário: a preservação do meio ambiente. É um projeto transformador que promove a formação de valores essenciais para a criança que, com certeza, serão adultos preocupados com a sustentabilidade”, pontua Rissato.

 
Assessoria Sesc Escola
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet