Cuiabá, domingo, 19/05/2024
06:26:11
informe o texto

Notícias / Eleições

02/10/2022 às 16:01

Veja como foi a apuração dos votos em Mato Grosso

Contagem dos votos e as mais importantes notícias sobre as eleições 2022 em MT

Da Redação - Jardel P. Arruda e Eduarda Fernandes / Da Reportagem Local - Katiana Pereira e Eloany Nascimento

O portal Leiagora transmite a apuração da eleição de 2022 em tempo real, com sistema conectado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para trazer a você, leitor, a informação mais rápida.

Nossos jornalistas estarão acompanhando a apuração na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Mato Grosso, e em busca das mais importantes informações de bastidores. 

Fique conectado e atualize a página sempre que estiver em busca de novas informações.

Acompanhe aqui:

20h14 - 
A primeira-dama, Virgínia Mendes, agradeceu a todos que acreditaram no projeto de reeleição e não deram ouvidos às fake news. “Que Deus abençoe a todos que acreditaram [em nós], não acreditaram nas fake news, nas mentiras que fizeram contra a minha família, contra o meu filho. Só agradeço a Deus, e está aqui na minha camiseta: Deus acima de tudo, e contra mentira, contra o ódio, e a favor do amor que é a família”.


19h58 - Mauro pondera que este é momento de comemorar a vitória e encerrar os projetos ainda do primeiro. “Vamos começar agora planejar o segundo mandato, vamos planejar uma continuidade de ações importantes que estão acontecendo, que precisam ser finalizadas como os seis grandes regionais, como o programa de infraestrutura consistente que nós estamos fazendo em Mato Grosso, os trabalhos da educação que começam a apresentar os primeiros sinais”.

19h47 - Mauro Mendes chega ao TRE e concede entrevista à imprensa. “Estamos muito felizes. Primeiro eu quero agradecer a Deus, agradecer a todos os mato-grossenses que confiaram em mim. Agradeço a minha família que me apoiou, nossos apoiadores, todos aqueles que estiveram ao nosso lado ao longo desses três anos e 9 meses. [...] A votação foi muito expressiva, estou muito contente, muito animado para continuar trabalhando nos próximos quatro anos”, disse.




19h43 - Na Assembleia Legislativa, além do quarteto dos mais votados, também já estão garantidos Gilberto Cattani (PL), Lúdio Cabral (PT), Dilmar Dal'Bosco (União), Thiago Silva(MDB) e Fábio Tardim (PSB).

19h39 - Estão praticamento cravados deputados federais Abílio Brunini e José Medeiros, pelo PL; Emanuelzinho e Juarez Costa, pelo MDB; e Fabio Garcia e coronel Assis, pelo União Brasil.

19h33 - Se não houver nenhuma alteração substâncial, as 8 vagas da bancada de MT na Câmara dos Deputados serão divididas entre PL, MDB e União Brasil.

19h27 - Na disputada para deputado federal, com 95% das urnas apuradas, por enquanto apenas PL, MDB e União estão garantindo vagas. Contudo, Republicanos, Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e PSB estão perto de conseguir uma vaga.

19h21 - Wellington Fagundes está reeleito senador por Mato Grosso

19h17 - Para Assembleia Legislativa, vai se consolidando a expectativa dos 4 mais votados: Janaína Riva, Max Russi, Eduardo Botelho e Nininho.

19h03 - A deputada federal Rosa Neide, do PT, ultrapassou os 100 mil votos em Mato Grosso, mas a chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) ainda não conseguiu garantir uma vaga.

19h00 - Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), comentou que apesar da polarização nesta eleição, a votação transcorreu dentro da normalidade neste domingo, com poucos incidentes que não chegaram a representar prejuízo ao pleito.

Sobre a lentidão sentida pelos eleitores, principalmente em decorrência de problemas com a biometria, a presidente avalia que isso também ocorreu dentro do previsto.

“A OAB participou, a nossa Comissão de Direito Eleitoral acompanhando junto com a diretoria praticamente todos os atos deste processo eleitoral, desde o sorteio das urnas, as urnas que foram auditadas ontem, a emissão do relatório da zerézima, hoje aqui no início da apuração também estávamos presentes. E enquanto representante da sociedade civil, a Ordem cumpre o seu papel de guardiã das leis, das garantias, e ressaltando também o papel indispensável do (a) advogado (a) para fazer valer a aplicação da legislação vigente”, disse em entrevista ao Leiagora.


18h52 - E nas eleições proporcionais, por enquanto somente PL, União Brasil e MDB garantiram vagas por enquanto, com 79% dos votos apurados.

18h51 - Na sede do União Brasil, Mauro Mendes comemora



18h34 - 
“Vou trabalhar com os mesmos critérios que trabalhei na primeira gestão. Fazer mais gestão do que fazer politicagem. Tinha muita gente que falava ‘governador Mauro Mendes não faz política’. Ouvi isso durante quase 4 anos. Tá aí o resultado. O cidadão quer política de resultado, as coisas acontecendo e a vida dele melhorando”, disse o governador Mauro Mendes, na sede do União Brasil, onde ele acompanha a totaização dos votos.

18h28 - Mauro Mendes está matematicamente reeleito governador de Mato Grosso. Apuração continua.

18h17 - “Hoje, a situação atual é que ele tem a candidatura indeferida e por isso os votos estão sendo considerados nulos. Se ele conseguir rever isso na Justiça Eleitoral, aí sim haverá uma nova totalização”, explicou Erich, em relação a situação do candidato ao Senado Neri Geller.



18h16 - O procurador Regional Eleitoral, Erich Masson, também afirma que a eleição ocorreu tranquilamente em Mato Grosso, somente com ocorrências de menor gravidade. “Um pleito tranquilo, com poucas ocorrências”, disse.

18h10 - Com 43,48% dos votos apurados, Mauro Mendes segue líder absoluto com 69,05% dos votos. Marcia Pinheiro está na segunda colocação, com 16,48%. Em terceiro e crescendo está o pastor Ritela (PTB), com 13,54%.

17h56 - Urnas sendo recolhidas no TRE-MT.



17h48 -
Urnas do interior começam a chegar na sede do TRE.


17h37 -
O presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Machado, atenta para o fato de que a eleição ao Senado terá um alto número de votos nulos devido ao indeferimento do registro de candidatura de Neri Geller, o qual disputa eleição sub judice. 

17h32 - Com 20% das urnas apuradas, o resultado segue o anúnciado pelas pesquisas eleitorais, com Mauro Mendes com larga vantagem sobre os adversários.

17h20 - Polícia Federal recolhe urnas eletrônicas em aldeias indígenas de Mato Grosso



17h18 -
TRE segue com segurança reforçada.



17h14 -
O galpão que recebe as urnas eletrônicas ainda está praticamente vazio, reflexo do atraso.



17h13 - “Foi muito tranquilo, nosso planejamento foi muito bem elaborado”, afirmou o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, sobre as eleições em Mato Grosso.

16h59 - A mudança de horário e de sessões também podem ter sido um fato que tenha causado o atraso na votação.



16h55 - O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Machado, acredita que as filas se devem a um maior comparecimento da população nesta eleição.

“Tudo correu perfeitamente. Eu não tenho ainda o balanço geral, daqui a pouquinho teremos, porque ainda temos locais com fila. Esse é outro ponto, ainda não temos como esclarecer o porquê das filas. Com os dados vindo, vamos fazer um levantamento. Temos visto pelo início que temos votos nulos, ainda não temos abstenção, então talvez tenham comparecido um número maior de eleitores nessas sessões”, afirmou.



16h48 - Em Mato Grosso há uma situação extraorinária na eleição para a vaga de senador. O candidato Neri Geller (Progressistas) teve o registro indeferido no TSE, porém recorre no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com isso, os votos dedicados a ele serão computados como nulo, porém poderão ser validados caso o STF acolha o recurso.

16h41 - O presidente da comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, Hélio Ramos, afirma que um candidato foi preso em Mato Grosso por derrame de santinho e outros serão multados e acionados judicialmente por isso.

"Teve candidato preso por boca de urna. Vários candidatos não foram presos, mas podem esperar, vão responder com multa e com ação eleitoral", disse.



16h36 - Imagens das filas em Várzea Grande 





16h33 - Começou a apuração em Mato Grosso


16h27 -
Uma das maiores filas em Várzea Grande é na escola Honorato Pedroso de Barros. Vale ressaltar que, apesar do horário de votação acabar às 16h, todos que já haviam entrado nos colégios eleitorais poderão exercer o direito do voto.

16h22 - A votação em Várzea Grande ainda não foi finalizada. A expectativa é que o atraso dure ainda mais meia hora.

16h21 - Em frente ao TRE, a polícia reforça a segurança.



16h18 -
Hélio Ramos também afirma a eleição foi tranquila, diferente das expectativas de tumulto devido ao clima tenso e polarizado.

"Nós ficamos preocupados, criamos um plantão de prerrogativa, mobilizamos 15 advogados em Cuiabá e Várzea Grande e mais advogados no interior. Mas não tivemos sequer uma ocorrência que mobilizasse o plantão de prerrogativas. A eleição foi tranquila. Confesso que eu esperava que fosse mais tumultuada. mas, graças a Deus e a nossos eleitores, cidadãos que respeitaram", afirmou.

16h11- O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, Hélio Ramos, que acompanha a apuração na sede do TRE-MT acredita que a apuração deve começar com meia hora de atraso devido aos problemas com a biometria.

“Deve demorar um pouco para começarem a saírem os resultados, porque como estamos usando a biometria de forma geral está tendo algum problema na leitura da digital das pessoas. Por exemplo, a minha digital não leu, tive que passar três vezes. (...) Às 20h devemos ter o resultado”, disse.

16h01 - Encerrado o horário normal de votação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet