Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:29:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/10/2022 às 12:49

Auxílio Brasil estimula empreendedorismo formal de mulheres beneficiárias

Programa de transferência de renda vai chegar a 21,1 milhões de famílias em outubro de 2022, cerca de 480 mil famílias a mais em relação a setembro

Leiagora

Auxílio Brasil estimula empreendedorismo formal de mulheres beneficiárias

Foto: Júlio Dutra/ Min. Cidadania

Estimular o empreendedorismo de mulheres que recebem o benefício do Auxílio Brasil, oficializar a antecipação do calendário de pagamentos do programa neste mês e detalhar produtos e serviços bancários exclusivos para o público feminino de baixa renda. Essas iniciativas foram apresentadas nesta terça-feira (4), em Brasília (DF), durante coletiva de imprensa com a presença do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e da presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques. As ações fazem parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Em outubro de 2022, o Auxílio Brasil vai chegar a 21,1 milhões de famílias, cerca de 480 mil a mais em relação a setembro. Do total de famílias contempladas, 80% são chefiadas por mulheres. Durante a coletiva, o ministro Ronaldo Bento destacou que o programa é alicerçado na autonomia, por meio da integração de diferentes políticas que estimulam a emancipação.

“O Auxílio Brasil traz o conceito de assistência social como trampolim na vida das pessoas, não como âncora. Ele veio como forma de incentivo e de apoio à superação da pobreza. Por isso que o beneficiário pode abrir uma microempresa individual e se formalizar. É uma ferramenta que traz oportunidades que se transformam em renda própria e são sinônimo de liberdade. É isso que a gente deseja”, explicou o ministro.

O ministro ressaltou que 100% da população em situação de vulnerabilidade social na faixa da extrema pobreza é contemplada pelo programa. “Nenhuma família em situação de extrema pobreza está de fora. Em 2022, foram incluídas mais de oito milhões de novas famílias. Não temos família alguma formalmente cadastrada no CadÚnico e apta a receber o benefício de fora da rede de atendimento e de proteção social”, ressaltou Ronaldo Bento.

Segundo a presidente da Caixa Econômica Federal, o banco abraçou a causa das mulheres, com relacionamento focado no público feminino, principalmente as beneficiárias do Auxílio Brasil. “Das famílias que recebem o benefício, mais de 80% são chefiadas por mulheres. Por isso esse enfoque nelas, reconhecendo a importância da mulher enquanto pilar da família, aquela que é responsável pela decisão de consumo, pelo planejamento financeiro e pela guarda educacional dos filhos”, frisou Daniella Marques.

De acordo com estimativas da Caixa Econômica, quase 70% das pessoas que recebem o benefício são informais ou exercem alguma atividade autônoma. E, diferentemente de outros programas de transferência de renda, o Auxílio Brasil não impede que o beneficiário busque a formalidade.

“A boleira, a manicure, aquelas que trabalham na construção civil, podem se formalizar sem perder a assistência governamental. Isso mostra que o governo está presente no momento em que as pessoas mais precisam e cria asas para essas pessoas voarem”, completou.

Os produtos para o público feminino de baixa renda detalhados pela Caixa envolvem iniciativas de Previdência Social, seguro de vida, apoio jurídico em situações de violência, qualificação profissional e condições especiais para contratos de financiamento imobiliário.

Antecipação do calendário

Neste mês, o cronograma de pagamento do Auxílio Brasil foi antecipado. De acordo com o novo calendário, os repasses do valor mínimo de R$ 600 por família vão começar na terça-feira (11.10), para beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1. Os pagamentos seguirão de forma escalonada até 25 de outubro.

Outubro também marca o pagamento de mais uma parcela do Auxílio Gás. Serão mais de 5,9 milhões de famílias contempladas. O benefício bimestral equivale ao valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos, que neste mês será o valor de R$ 112. 

 
Ministério da Cidadania
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet