Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
21:27:03
informe o texto

Notícias / Polícia

05/10/2022 às 16:41

Peritos apontam que motorista tinha condições de frear e evitar morte de estudante na Beira Rio

Politec diz carro que atropelou universitário na Beira Rio estava a cerca de 88km/h

Katiana Pereira

Peritos apontam que motorista tinha condições de frear e evitar morte de estudante na Beira Rio

Foto: Print VideoMonitoramento

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os laudos periciais referentes ao atropelamento do estudante Frederico Albuquerque Siqueira Correa da Costa, ocorrido na madrugada do dia 2 de setembro, na Avenida Beira Rio, em Cuiabá. O rapaz tinha 21 anos e cursava Medicina Veterinária, na Unic, em Cuiabá. O acidente causou grande comoção social. 

Os peritos concluíram que o Honda City, dirigido por D.C.S, autora do atropelamento, estava a uma velocidade em torno de 88 km/h. O cálculo pode ser feito após análise do do vídeo que registrou o trajeto do veículo que atropelou o estudante. 

Os laudos com cálculo da velocidade no momento anterior ao atropelamento, realizados pela Gerência de Perícias em Áudio e Vídeo, e os levantamentos realizados no local do crime, elaborados pela Gerência de Perícias de Crimes de Trânsito, foram entregues na última quinta-feira (29.09) à Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).

A metodologia de cálculo de velocidade por vídeo utilizada pela Politec envolve técnicas avançadas de processamento de imagem e de fotogrametria. Ao final deste exame, concluiu-se que, no trecho analisado, que é anterior ao local do acidente, o veículo questionado estava a uma velocidade em torno de 88 km/h.



Perícia de local do crime

O laudo elaborado pela Gerência de Perícias de Crimes de Trânsito da Politec partiu das análises dos vestígios contidos no evento, evidenciando e materializando o crime, fornecendo a dinâmica dos fatos, bem como apontando o responsável pela produção do resultado, além de fornecer o cálculo de estimativa de velocidade do veículo no momento anterior ao atropelamento.

A perícia apontou que a responsabilização pela causa do acidente deve ser atribuída ao condutor do veículo. “Porque ele tinha plenas condições de visualizar o pedestre na via, mas não realizou nenhuma ação no sentido de evitar o atropelamento, nem de reduzir a velocidade excessiva em que trafegava”, diz trecho do laudo. 

No local do acidente não foi encontrada nenhuma marca pneumática de frenagem do veículo atropelador. “O laudo aponta também que o condutor parou o veículo, momentaneamente, cerca de 80 metros à frente do local do atropelamento e, em seguida, foragiu do local, sem prestar socorro à vítima”, reforça o documento. 

Os peritos constataram ainda que, apesar de o acidente ter ocorrido no período noturno, a visibilidade da via e do pedestre não se encontrava prejudicada pois o local era bem iluminado.

Conforme consta no laudo de local, o estudante Frederico Albuquerque Siqueira Corrêa da Costa, não adentrou à via de forma inadvertida ou inopinada. “Encontrava-se parado no início da faixa de rolamento e o condutor possuía condições de visualizá-lo a tempo de desviar o veículo para a faixa ao lado, que encontrava-se livre”, relatam os peritos.

Atropelamento e morte 

Em depoimento prestado na Delegacia de Delitos de Trânsito, na tarde de 8 de setembro passado, a jovem D.C.S., admitiu que mesmo sem possuir uma  carteira de habilitação, estava dirigindo o veículo que atropelou e matou o estudante Frederico Albuquerque Siqueira Corrêa da Costa. O rapaz tinha 21 anos e cursava Medicina Veterinária, na Unic, em Cuiabá. O acidente aconteceu na madrugada de 2 de setembro, na avenida Beira Rio. 

Durante o depoimento, a mulher estava acompanhada do advogado Carlos Braga, que informou à imprensa que a jovem assumiu a direção do carro pelo fato de o proprietário do veículo, o servidor público D.P.F., estar embriagado e ter, inclusive, dormido dentro do Honda City, enquanto a jovem dirigia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet