Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
11:38:41
informe o texto

Notícias / Eleições

12/10/2022 às 15:29

Divisão de votos faz Região Oeste perder representação na Câmara após 16 anos

Dr. Leonardo foi quem chegou mais perto, mas Irajá Lacerda teve mais votos; Túlio Fontes e Túlio Casado ‘atrapalharam’ quem tinha mais chances

Jardel P. Arruda

Divisão de votos faz Região Oeste perder representação na Câmara após 16 anos

Foto: Reprodução Montagem

Quando terminar o mandato do deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos), em abril de 2023, as regiões Sudoeste e Oeste de Mato Grosso, de Cáceres a Comodoro, estarão sem representação política de base regional na Câmara dos Deputados após 16 anos. 

Os eleitores da região dividiram votos principalmente entre o próprio Leonardo e Irajá Lacerda (PSD), mas também com Túlio Fontes (PSB) e Túlio Casado (União), e acabaram por não eleger ninguém da macrorregião.

Quase lá

Quem chegou mais perto de conseguir a vaga de titular foi Dr. Leonardo, parlamentar com domicílio eleitoral em Cáceres, onde construiu carreira profissional como médico e já foi candidato a prefeito. Com 40.222 votos, o deputado que tentava a reeleição terminou a eleição em primeiro lugar na chapa de candidatos do Republicanos à Câmara dos Deputados, a qual contabilizou 152.741 votos. 

Faltaram 20.287 votos para o grupo de Leonardo garantir uma vaga, com 80% do quociente eleitoral, de acordo com as regras da eleição proporcional de 2022. Uma quantidade inferior à soma dos votos de Túlio Fontes, ex-prefeito de Cáceres, e Túlio Casado, médico com carreira no polo de Mirassol D’Oeste: 22.210.

O fator Túlio & Túlio

O ex-prefeito Túlio Fontes foi apresentado pelo PSB como uma das principais apostas para concorrer à vaga de deputado federal na chapa pela sigla em uma disputa interna com Neuma Moraes (PSB) e Allan Kardec (PSB). Contudo, ele totalizou 17.406, mais de 25 mil votos a menos que cada um dos outros dois candidatos - Neuma obteve 44.931 e Allan 43.309 votos.

Então, apesar dele ter tido toda uma cobertura da imprensa como potencial deputado federal pela região devido a uma expectativa de votos, a votação de Túlio Fontes não foi capaz de fazer frente à Neuma e Allan, e também foi um dos motivos de o PSB não conseguir atingir o quociente eleitoral.

Ainda assim, Túlio Fontes obteve 17.406 votos, os quais poderiam ter feito a diferença para os mais votados da região, principalmente se somado à votação do xará Túlio Casado (União). O médico ortopedista, que já foi cogitado para ser candidato a prefeito de Mirassol D’Oeste, obteve 4.804 votos, e é o 7º suplente  do União Brasil, com a menor votação da sigla.

O mais votado

Dr. Leonardo foi quem chegou mais perto de conseguir uma vaga na Câmara dentre os representantes da Região Oeste, o mais votado foi outro candidato: Irajá Lacerda. Apesar de ter domicílio eleitoral em Cuiabá, ele é filho de José Lacerda, político tradicional de Cáceres, e possui conexões em toda região.

Irajá conseguiu 54.607, porém a chapa do PSD reuniu 129.842, tendo ficado a 43.186 votos de garantir uma vaga com 80% do quociente eleitoral. Em Cáceres, no entanto, ficou em terceiro lugar com 7.906, atrás Leonardo - 9.066 - e Túlio Fontes - 7.967.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet