Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:30:42
informe o texto

Notícias / Variedades

14/10/2022 às 09:21

Chega ao fim a era dos grandes escritórios de música do Brasil

Este colunista analisa a mudança na relação entre artistas e empresas como Áudiomix e Workshow

Leo Dias - Metrópoles

Chega ao fim a era dos grandes escritórios de música do Brasil

Foto: Reprodução / Montagem

A pandemia mudou completamente a relação dos artistas de música com seus empresários. Não faz sentido pra você? Preste atenção: antes da paralisação dos shows, os grandes artistas não tinham nem tempo de prestar atenção em faturamento com o digital. Quando a grana secou, tudo mudou, inclusive a relação com quem cuida desse dinheiro.

Não coincidentemente, os dois maiores escritórios de música do Brasil passam por significativas mudanças. A Áudio Mix, do empresário Marcos Araújo, revolucionou a música no Brasil. Eles conseguiram manter Jorge & Mateus por 10 anos como artistas número 1 do país. Uma década! Como? Além de investir intensamente na criação dos hits, eles criaram um festival que virou objeto de desejo do público, em que a principal atração era a dupla.

Marquinhos é o homem do superlativo, nada dele podia ser pequeno ou modesto. Tudo seu tinha que estar no livro dos recordes. Ele ainda repetiu o feito com Matheus & Kauan, e fez com que caipiras passassem a ouvir (e consumir) música eletrônica com o menino prodígio Alok no Festival Villa Mix, que marcou a década passada.

Uma briga escandalosa com sua ex-mulher não foi o motivo pela debandada dos artistas da Áudio Mix, foi só a desculpa que muitos deram. É muito disse-me-disse e que perdura até hoje na Justiça.

Alok e Marquinhos se amam e se odeiam. Marquinhos desde jovem sonhava em ser um DJ famoso e por isso custou a aceitar a saída e independência do pupilo.

Agora vamos ao caso mais recente: a WorkShow. Wander Oliveira, dono do escritório, é um gênio de fala mansa, roupa simples e olhos de águia. Praticamente ao mesmo tempo ele estourou Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça. Tem noção? Do que é ser o empresário de tantos momentos fortes como esses?

E ele continuou simples mas pensando grande. Mas como na vida nada é pra sempre, é chegada a hora da despedida. Henrique & Juliano gravaram sábado o primeiro projeto sem a WorkShow. Tudo leva a crer que Zé Neto & Cristiano também deixem o escritório. Um baque e tanto. De artistas grandes, só Maiara & Maraisa e Hugo & Guilherme.

Mas é nessas horas que a gente vê porque Wander chegou tão longe. A WorkShow continua gigante, só que agora terá um enorme foco em lançar nomes novos. A morte de Marília deixou um enorme vácuo na música e é aí onde Wander está focando seus próximos passos. A música sertaneja está carente do novo.

Enquanto isso, agonizando, mas com um passado glorioso, a Áudio Mix tem que deixar quem quer ir, seguir seu destino. Se Marcos Araújo conseguiu colocar o Brasil no mapa da música eletrônica mundial, ele pode muito mais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet