Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:10:44
informe o texto

Notícias / Geral

17/10/2022 às 19:30

Mapeamento da Atenção Básica vai melhorar os indicativos da Saúde em Cuiabá

Na região Norte o trabalho está 100% concluído e nas demais regiões o trabalho está em andamento

Leiagora

Mapeamento da Atenção Básica vai melhorar os indicativos da Saúde em Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde está acelerando o processo de mapeamento do território de atendimento da Atenção Básica para melhorar a abrangência dos serviços de saúde. Na região Norte o trabalho está 100% concluído, nas demais regiões o trabalho está em andamento e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Praeiro será entregue na próxima quinta-feira (20).

“O mapeamento é extremamente necessário. Com a área de atuação definida, a equipe vai traçar o perfil epidemiológico da área que ela cuida. Quanto diabético tem na área, quantos hipertensos, quantos pacientes precisam trocar receita, quantas crianças e respectivas faixas etárias, acamados e muitos outros atendimentos que às vezes a família não consegue ir atrás, mas o agente vai até ele”, explicou o secretário adjunto de Atenção Básica Edemir Xavier.

A partir da definição da área (mapeamento) é criado um memorial descritivo que define a área de atuação de cada equipe e conseqüentemente melhora o atendimento de saúde ofertado a população. O memorial descritivo (sobre os moradores) vai subsidiar a construção do mapa, que conseqüentemente, contribuirá para o alcance das metas.

A iniciativa já vem sendo realizada há algum tempo, algumas unidades de saúde estão passando por redefinição. E, conforme os responsáveis pelo mapeamento, é um trabalho contínuo que consiste em definir a área de abrangência (área adscrita) da unidade de saúde, que depois será dividida em micro áreas que ficará sobre a responsabilidade de um Agente Comunitário de Saúde (ACS) visitar. Dessa forma, os serviços e metas de saúde serão atingidos com maior facilidade devido à identificação dos assistidos que estarão vinculados na Unidade de Saúde. O mapeamento garantirá aos moradores um vínculo junto às Unidades de Saúde, ele saberá que pertence aquela unidade e onde procurar ajuda.

Cada uma das 108 equipe vão ter um quantitativo igual sob sua responsabilidade e que tende a resultar na melhoria do desempenho e das ações estratégicas sendo de 750 pessoas para cada agente de saúde cuidar.
“Quando estivermos tudo organizado vamos melhorar muito nossa qualidade em saúde.  O agente vai ver o morador quando este não comparecer para o atendimento, como por exemplo, o diabético que não retornou para consulta, a criança que não foi vacinar”, frisou Xavier.

Por isso, é importante que a população contribua recebendo e fornecendo as informações aos Agentes Comunitários de Saúde. É através deles que a Unidade de Saúde vai coletar os dados e agregar no sistema para desencadear as ações de modo que atenda toda a população que dependa da saúde pública.

Ainda que os moradores conheçam o agente de saúde da sua região, a SMS enfrenta resistência ou desconfiança por parte da população para fazer o mapeamento. Na dúvida, a orientação é que procurem a UBS ou liguem na unidade, contatos estão disponíveis no site.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet