Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
16:16:20
informe o texto

Notícias / Política

21/10/2022 às 07:45

Botelho vai consultar STF se pode ser presidente da ALMT pela 4ª vez

Deputado garante já ter apoio de 14 parlamentares para reeleição

Jardel P. Arruda

Botelho vai consultar STF se pode ser presidente da ALMT pela 4ª vez

Foto: Mauricio Barbant

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), anunciou já ter o apoio suficiente de deputados estaduais para ser reeleito ao comando da Mesa Diretora, mas fará uma consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para saber se pode, juridicamente, comandar o Poder Legislativo pela 4ª vez consecutiva

“Eu recebi o apoio de mais de 14 deputados, mas tem ainda uma questão legal, se eu posso ou não. Nós vamos fazer uma consulta no Supremo, a princípio parece que não”, afirmou Botelho, no Salão Nobre da ALMT, na manhã desta quinta-feira (20).

A dúvida é porque o Supremo Tribunal Federal decidiu, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6654, em janeiro de 2021, sobre a Assembleia Legislativa de Roraima, que só é permitida uma reeleição a um mesmo cargo na Mesa Diretora. Qualquer outra recondução, é considerada inconstitucional.

O Partido Rede Sustentabilidade ingressou com outra ADI, a 6674, com o mesmo objeto, e o ministro Alexandres Moraes, em decisão monocrática, deferiu medida cautelar determinando suspensão do atual mandato como presidente da ALMT de Eduardo Botelho, durante parte do biênio 2021-2022.

Depois, em fevereiro de 2022, o mesmo ministro revogou a cautelar e devolveu o comando da ALMT a Eduardo Botelho Na decisão, Alexandre Morais definiu que, somente as eleições realizadas em até um ano após a publicação da nova jurisprudência consolidada é que não serão permitidas as reconduções sucessivas. 

Essa decisão, contudo, tem deixado dúvidas quanto à interpretação correta: Botelho não pode mais ser candidato a presidente porque em fevereiro de 2023, quando ocorre a eleição para Mesa, já terá passado um ano da nova jurisprudência; ou poderá, porque será sua primeira recondução após a jurisprudência e, ainda, em uma nova legislatura.

Seja qual for a interpretação, a tendencia é que a ALMT tenha chapa única a Mesa Diretora, articulada pelos principais nomes para a Mesa, o próprio Botelho, e também Max Russi (PSB), atual primeiro-secretário. “Tem essa questão que a gente está discutindo, mas com muita tranquilidade. Eu não vou permitir que haja briga aqui dentro. Sem guerra, sem precisar levar ninguém para uma pousada”, disse Botelho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet