Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:42:51
informe o texto

Notícias / Geral

07/11/2022 às 17:40

Politec vence premiação com projeto para combater esgotamento mental

Espaço Inspire foi pensando para combater estresse dos servidores do órgão com práticas de bem estar, descanso e terapia

Leiagora

Politec vence premiação com projeto para combater esgotamento mental

Foto: Divulgação

Equipe da Perícia Oficial e Identifição Técnica (Politec) conquistou mais uma vez uma premiação no evento Outubro Movimente-Ideias em Movimento com projeto que visa combater o esgotamento mental. 

A premiação, que elege ideias inovadoras nas práticas públicas aos servidores, escolheu a proposta do Espaço Inspire na Politec, com objetivo de reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse dos servidores da Politec durante o expediente. 

A proposta foi encabeçada pela perita criminal Andrea Abilio Diniz Neuenschande e foi premiada no evento promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Desta vez, ela conquistou o 1º lugar e ficou em 2º na edição de 2021. 

“A ideia surgiu de dores pessoais que nós da equipe tínhamos em comum: ter um local para descansar após o almoço, esperar passar uma dor de cabeça, além de esgotamento mental e físico por passar quase 11 horas no ambiente de trabalho. Decidimos estudar este assunto e verificamos que a dor não era só nossa, mas da maioria dos servidores”, explicou Andrea. 

Com essas informações, a equipe debruçou para uma proposta de um espaço multifuncional, em containers (devido à falta de sala desocupada), destinado a práticas de bem estar, com pausas determinadas durante o horário de expediente, proporcionando terapia online, ginástica laboral, descanso pós-almoço, leitura restabelecimento físico e mental, telemedicina, meditação, lives, massagem quick e yoga. 

O projeto teve ainda a participação de mais quatro servidores da Politec: Letícia Rodrigues Mesquita, Marllon Campos Reiche, Danielle Marques de Almeida Trevizam e Sônia Santos de Alencar Ludovico. 

Projeto aponta fonte de financiamento

No projeto, a perita criminal Andrea Neuenschande apontou que a fonte dos recursos para colocar o projeto em prática vem do Fundo Nacional de Segurança Pública. Se o Espaço Inspire funcionar dentro de containers, conforme projeto proposto, o investimento será apenas 3% do recurso disponibilizado para a Politec. 

Caso as demais instituições da Segurança Pública queiram aderir a ideia do Espaço Inspire, seriam utilizados 17% do montante do FNSP para valorização dos profissionais de Segurança Pública para a sede da Sesp, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.  

Até mesmo as ameaças que poderiam colocar o projeto em ameaça como servidores descomprometidos e gestores conservadores foram pensadas, bem como soluções para isso como agendamento Informatizado para acesso do local, registro de frequência nos ambientes e horários pré-determinados para as práticas coletivas. 

“Acreditamos que o momento é agora para colocar o projeto em prática, pois no último ano houve uma piora de 32% na saúde mental da população e atualmente temos uma fonte financiadora, que é o Fundo Nacional de Segurança Pública, e uma proposta viável”, defendeu a perita criminal e líder do projeto.

 
Assessoria/Politec-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet