Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:04:23
informe o texto

Notícias / Variedades

08/11/2022 às 08:00

Guacamole é prato fácil e nutritivo; aprenda a receita para fazer em casa

Podcast 'De onde vem o que eu como' conta como é a cadeia produtiva do abacate, explica os benefícios e o valor nutricional da fruta

Do G1

Guacamole é prato fácil e nutritivo; aprenda a receita para fazer em casa

Foto: Unsplash/Tessa Rampersad

O guacamole é um prato típico do México, mas que também faz sucesso entre os brasileiros. Uma variedade de abacate muito usada para a receita é o avocado, também conhecido como hass, que tem menos água e uma textura mais firme.

O podcast "De onde vem o que eu como" conversou com a Lígia Falanghe Carvalho, grande produtora de avocado em Bauru (SP). Ela contou como uma carta ajudou a família dela a exportar a fruta no início dos anos 80. Ouça o podcast aqui e, na sequência, saiba como fazer guacamole:

Receita é fácil e rápida

Para fazer guacamole, você precisa de 1 avocado, 1 limão, 1 tomate, cebola, sal e pimenta a gosto.

A primeira dica é escolher um avocado maduro. Para saber o ponto, é só procurar pela fruta que estiver com a casca mais escura, macia ao toque. Depois de cortar o avocado, esprema um limão para evitar que a fruta comece a oxidar e, com isso, ficar escura.

O próximo passo é cortar o avocado em pedaços e na sequência amassar com um garfo. Feito isso, é hora de colocar cebola, sal e pimenta dedo-de-moça, se você preferir. Mexa bem os ingredientes.

A Lígia ensina a colocar o tomate um pouco antes de servir, porque ele solta muita água. "O importante do tomate é tirar toda a semente e deixar só a casca e a polpa", completa.

Valor nutricional

As variedades de abacate são ricas em vitaminas, proteínas e minerais. A fruta tem três vezes mais potássio que a banana. O médico nutrólogo Edson Credidio, especialista nos benefícios do abacate, explica que a fruta ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL.

"O colesterol bom previne o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), doenças ligadas a problemas circulatórios", afirma.

Mas, por ser um alimento calórico, a recomendação é consumir, no máximo, três colheres de sopa de abacate por dia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet