Cuiabá, sábado, 04/05/2024
14:59:50
informe o texto

Notícias / Política

10/11/2022 às 08:00

Max afirma que governo deve enviar proposta em favor dos aposentados dentro de 30 dias

Para Max, esse entendimento com o Governo do Estado é o melhor caminho a ser seguido

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Max afirma que governo deve enviar proposta em favor dos aposentados dentro de 30 dias

Foto: AL-MT

O governo do Estado irá encaminhar dentro de 30 dias uma proposta que visa beneficiar os aposentados no que diz respeito ao recolhimento da previdência. A informação é do deputado estadual Max Russi (PSB), que afirma que a interlocução está sendo feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo.

Segundo ele, o integrante do primeiro escalão estadual se reuniu com alguns parlamentares na Assembleia Legislativa a fim de externar esse interesse do poder Executivo em enviar uma propositura que reveja a atual situação previdenciária dos servidores inativos do Estado.

A intenção, na realidade, é evitar que o Parlamento de Mato Grosso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria de lideranças partidárias, que visa isentar de taxação os aposentados e pensionistas do estado com proventos que não ultrapassam o teto do regime geral, que é de R$ 7.087,22.

“Eu acho que tem que ser debatido. O Gallo esteve aqui, o secretário de Fazenda esteve junto, fizeram uma conversa com alguns parlamentares, e falaram que nos próximos 30 dias eles iam encaminhar uma proposta para a Assembleia”, enfatizou.

No entanto, ao que parece, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), não está com toda essa paciência. Ele já adiantou que caso o Estado não apresente uma prospota até o final do mês deverá colocar a proposta atual em votação. Vale destacar que a PEC está em tramitação há cinco meses na Assembleia.   

Por outro lado, Max aposta que o entendimento com o governo do Estado é o melhor caminho a ser seguido. Isso porque, a PEC pode ter a sua constitucionalidade questionada no judiciário, caso seja aprovada.

“Esse é o melhor caminho, o entendimento junto com o governo, junto com os aposentados, junto com os deputados. Por que se agente aprovar uma proposta que pode ter um vicio de iniciativa, que pode vir a ser derrubada na Justiça, não vai dar ganho nenhum aos aposentados”, justificou.

Desta forma, ele acredita que a Assembleia deverá esperar o envio dessa proposta por parte do governador Mauro Mendes (União). “Então, se o Governo tem interesse em fazer essa discussão e mandar um projeto que melhore a situação dos aposentados. Eu acho que esse e o melhor entendimento, e é o caminho que a assembleia vai caminhar”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet