Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:56:32
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

30/11/2022 às 13:18

Setores de serviço e comércio geram superávit na geração de emprego em MT

Já indústria, construção e agropecuária tiveram saldos negativos

Leiagora

Setores de serviço e comércio geram superávit na geração de emprego em MT

Foto: Luiz Alves

Os números divulgados pelo Ministério da Economia sobre a geração de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Mato Grosso registrou no mês de outubro 45.317 admissões, 44.406 desligamentos, ficando com um saldo positivo de 911 contratações. 

Os setores que mais geraram oportunidades de empregos formais no mês de outubro, foram Serviços (2.116) e Comércio (1.146), já  Construção (-481), Indústria (-791) e agropecuária (-1.079) ficaram com saldos negativos. 
Os dados foram analisados pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).

Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da instituição, os setores de serviços e comércio continuam sendo os grandes propulsores na geração de empregos, com destaque principalmente último trimestre do ano, o que ajuda a manter Mato Grosso com mais um mês com saldo positivo. 

“No ano foram gerados 70.071 novos postos de trabalhos, o que representa um crescimento de 8,95% quando comparado com o início do ano. Do montante gerado no acumulado do ano, Serviços e Comércio representam juntos 60,5% de todos os postos de trabalho gerados. Já em percentual de crescimento, destacamos também o setor de construção por ter apresentado aumento de 20,37% no saldo de empregos gerados”, avaliou.

Já em Cuiabá, os dados demonstram que no mês de outubro foram 10.016 admissões, 8.713 desligamentos, ficando com um saldo positivo de 1.303 contratações.

Os setores que mais geraram oportunidades na capital, no mês de outubro, foram: Serviços (1.129); Comércio (157); Agropecuária (75); Indústria (21) e Construção (-79).

No acumulado do ano, foram gerados 14.727 novos postos de trabalhos na capital, deste montante, 81% referem-se aos setores de Serviços e Comércio. “Já quando falamos de crescimento em percentual, na capital também o setor de construção foi destaque com crescimento de 15,45%”, afirmou Granja, acrescentando que “a expectativa é que em novembro o saldo também fique positivo, principalmente por ser alavancado pelas vendas de fim de ano que necessitam de mão de obra para atender a demanda, com isso, certamente o destaque ficará novamente com os setores de Serviços e Comércio”, afirmou.

APP CDL Cuiabá

Vale lembrar que a CDL Cuiabá possui um aplicativo com diversos benefícios, entre eles divulga vagas de empregos. “É um canal oficial que criamos que tem inúmeras finalidades, uma delas é a de intermediação na divulgação de vagas de empregos, um canal que ajuda o empresário a divulgar e por outro lado a pessoa que procura um emprego a localizá-lo. Muitas empresas já preencheram vagas disponíveis e conseguiram contratar por outro lado pessoas que tanto precisavam de uma renda, conseguiram preencher os requisitos foram contratados com ajuda do nosso APP”, pontuou Granja.

O APP também visa a divulgação do comércio local através de notícias, eventos, promoções, sorteios e opções de delivery. O aplicativo é voltado para usuários (clientes/consumidores) de smartphone, que poderão por meio desta ferramenta conhecer as empresas de vários segmentos da região de Cuiabá.

 
Assessoria CDL
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet