Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:57:53
informe o texto

Notícias / Política

15/12/2022 às 12:32

Governo deve enviar substituto a projeto da mineração

A medida é reflexo do valor da Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Estado, que é a mais alta do país

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Governo deve enviar substituto a projeto da mineração

Foto: AL-MT

O governador Mauro Mendes (União) deve enviar à Assembleia Legislativa um substituto integral do projeto de lei que cria um tributo em cima da mineração em Mato Grosso. A medida é reflexo do valor da Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Estado, que é a mais alta do país.

Originalmente, a matéria previa a cobrança de acordo com o valor da UPF, que é atualizada a cada mês. O fato não agradou ao setor nem aos deputados estaduais.

Diante disso, o governo do Estado deverá promover mudanças no projeto de lei, fixando o valor da cobrança a partir de uma medida nacional. Para o deputado estadual Max Russi (PSB), se isso não for feito, pode inviabilizar o setor.

“Tem que ser uma média nacional, tem que ser um valor pequeno, tem que ser um valor para gente ver como vai reagir, como vai comportar, porque é algo novo em Mato Groso. Temos que ter bastante cuidado, dar uma balizada boa nessa lei, nesses valores, no que vamos aprovar, para não inviabilizarmos”, disse.

O socialista acredita que essa lei pode ajudar o setor a avançar. Para tanto, ele defende que parte dos recursos arrecadados por meio da taxação seja destinado para pesquisa.

“Eu acho que esse setor tem condições de avançar muito, eu acho que a lei vem com o propósito de dar condições. Nós precisamos investir parte desse recurso também em pesquisa, porque, se a gente pesquisar, tem condições de explorar mais”, explicou.

O parlamentar também faz coro à reivindicação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que quer que as cidades do Estado tenham direito a uma porcentagem também.

“Uma parte pode ir para os municípios. Precisamos fazer uma divisão da mesma forma que é feita no ICMS, no Fundo de Participação. Eu acho que a participação dos municípios é importante nessa receita, porque geralmente os municípios de garimpo são municípios de economia exauridas, que precisam de mais apoio”, completou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet