Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:36:39
informe o texto

Notícias / Política

15/12/2022 às 14:38

Deputados alteram proposta do Fethab para destinar recursos à agricultura familiar e aprovam em 1ª votação

O projeto deve voltar à pauta na segunda-feira e ainda pode sofrer novas alterações

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Deputados alteram proposta do Fethab para destinar recursos à agricultura familiar e aprovam em 1ª votação

Foto: AL-MT

Os parlamentares de Mato Grosso aprovaram um substitutivo integral à mensagem encaminhada pelo governo do Estado, o qual prevê a renovação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A matéria, apresentada por lideranças partidária, recebeu o voto contrário dos deputados estaduais Gilberto Cattani (PL), Ulysses Moraes (PL), Delegado Claudinei (PL) e Janaina Riva (MDB). 

O substitutivo altera os percentuais de distribuição dos recursos que serão arrecadados através do Fethab. Em suma, o texto traz que 80% da arrecadação será para infraestrutura e habitação, 10% para o MT Par investir na duplicação da BR-163, 10% para o social, e ainda uma vinculação de 10% para a Agricultura Familiar.

“No mínimo 10% para financiamento de ações da agricultura familiar, vedado o uso para folha de pagamento, custeios e encargos sociais, sendo 50% para Secretaria de Estado de Agricultura Familiar - SEAF/MT e 50% para Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural –EMPAER”, diz trecho do substitutivo.

Vale ressaltar, contudo, que a matéria não deixa claro de onde que será extraído esses 10% para investimentos na Agricultura Familiar. O entendimento é que ele possa ser retirado dos 80% destinados para infraestrutura e habitação.

Nos bastidores, a conversa é que, por conta desse imbróglio o texto será novamente alterado. A expectativa é que seja rateado ao meio com a Agricultura Familiar os 10% destinados para o social.

A segunda votação deve ocorrer na segunda-feira (19). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet