Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
20:09:09
informe o texto

Notícias / Política

20/12/2022 às 10:03

Kalil Baracat contempla mais de 2 mil educadores com progressão aguardada há mais de uma década

Prefeito de Várzea Grande anunciou enquadramento salarial de todos os profissionais da Educação

Katiana Pereira

Kalil Baracat contempla mais de 2 mil educadores com progressão aguardada há mais de uma década

Foto: Assessoria de Imprensa

O prefeito Kalil Baracat (MDB) anunciou o enquadramento por nível e por classe de mais de dois mil servidores de carreira da área da Educação Municipal. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração do Núcleo Tecnológico Educacional de Várzea Grande (NET-VG).

“Estamos fazendo justiça com a carreira dos profissionais do ensino que a mais de 12 anos aguardavam um direito certo e que iremos cumprir a partir de janeiro de 2022”, explicou o gestor municipal.

Ele frisou que a queda na arrecadação vai exigir a tomada de decisões, mas também a definição de prioridades e uma delas é o reconhecimento da importância do servidor público que é a mão da Prefeitura de Várzea Grande quando garante saúde, educação, segurança, social e obras.

Kalil ressaltou que sua Administração tem se pautado pelo atendimento aos anseios populares, dentre os quais se engloba a questão do servidor público e das atividades que eles prestam para a população.
“Lembro que neste ano de 2022 concedemos aumento de 7% para a grande maioria dos servidores públicos municipais, além do enquadramento por nível para todos e concedemos 12,84% de reajuste para os professores da Educação Municipal que vão iniciar o ano de 2023 com o enquadramento total, de nível e de classe para todos os servidores de carreira da Educação Municipal”, frisou Kalil Baracat.

O prefeito de Várzea Grande sinalizou ainda que o enquadramento é o reconhecimento aos esforços daqueles que mesmo sendo mestres, vão em busca de qualificação e maior aprendizado para formar futuros profissionais. 

Palavra dos educadores 

O secretário de Educação, Silvio Fidélis, ressaltou que todos os servidores públicos municipais, dentro da realidade econômica e dos parâmetros legais, têm sido contemplados em suas aspirações, tanto que os da Educação, assim como os demais, obtiveram 7% de RGA e os professores 12,84% por terem sua política salarial decidida pelo Governo Federal e cumprida por Estados e Municípios. 

“Avançamos muito nos últimos anos em ganhos salariais, concurso público, capacitação e agora no enquadramento”, disse Silvio Fidélis lembrando que a vontade do prefeito Kalil Bacarat era de conceder mais benefícios para todos os servidores, pois não existe diferença por áreas profissionais, todos são importantes, mas existem limitações legais e financeiras. 



Para Sarah Jane de Campos, Diretora da EMEB Deputado Ary Leite de Campos, no Grande Jardim dos Estados, mais precisamente no Parque das Mangabeiras, todo investimento que estimule os profissionais a se preparar e capacitar é sempre bem-vindo. 

“Vivemos em um país onde o ensino e o profissional educador são pouco reconhecidos, em que pese, essa não ser uma realidade definitiva, pois Várzea Grande, vem a muito tempo dando exemplos de compromisso com a Educação, com os alunos, com os pais, com a cidade, com Mato Grosso e com o Brasil, pois assegurando melhor conhecimento para todos, estamos mudando o país”, disse a diretora. 

Já Vilma Auxiliadora que administra a EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, na Praia Grande, afirmou que existe uma relação muito forte entre o prefeito Kalil Baracat, que tem formação em uma família de professores e profissionais da Educação, bem como, do secretário Silvio Fidélis e sua equipe na SMECEL, sempre na busca de evoluir, de melhorar e obter resultados positivos para a população estudantil.

Para Eva de Paulo Viera Santos o anúncio do prefeito pegou a todos de surpresa. “Não poderia receber melhor notícia. É presente de Natal”, disse a diretora enaltecendo a decisão do prefeito Kalil Baracat que determinou às Secretarias, de Educação, bem como, de Administração para que apresentem na prática os estudos de impacto de custo a médio e longo prazo, para promover a implantação de um direito garantido desde 2010.

Diretora da EMEB Honorato Pedroso de Barros, no Bairro Água Vermelha, Marilene Maria da Silva, frisa que ser reconhecido profissionalmente é sempre um estímulo para qualquer um.

Para ela, é fundamental o tratamento que a atual administração dispensa ao funcionalismo público e aqueles da área educacional.

Ana Paula Vargas, uma das mais novas diretoras e que gerencia a EMEB Mercedes de Paula Sôda, no Jardim Paula, “o mais importante é saber que enquanto profissionais, se nos dedicarmos, nos preparamos melhor, estudando e capacitando, serem reconhecidos pelos gestores, pelos demais companheiros, alunos e pais dos alunos”, explicou ela, reconhecendo como fundamental a determinação do secretário Silvio Fidélis e sua equipe.

 
Com informações da Assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet