Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
06:06:44
informe o texto

Notícias / Política

20/12/2022 às 12:24

Câmara pode deixar votação da LOA para janeiro

Os projetos sobre a taxa de lixo e aumento do IPTU estariam emperrando o recesso parlamentar e, consequentemente, a votação da peça orçamentária

Alline Marques

Câmara pode deixar votação da LOA para janeiro

Foto: Câmara de Cuiabá

Assim como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Câmara de Cuiabá pode deixar a votação da Lei Orçamentária Anual de 2023 para janeiro do próximo ano. Isso, porque, próximo das festividades de Natal, o Parlamento Municipal sequer realizou as audiências públicas necessárias.

O Regimento Interno da Casa de Leis e a Lei Orgânica do município determinam que, antes de ser remetida ao crivo do plenário, a peça orçamentária deve ser debatida com a população em três audiências públicas.

Até o início desta semana, contudo, nenhuma audiência foi realizada e não há programação de quando deverá ser. Vale ressaltar ainda que, regimentalmente, o recesso parlamentar teria início nesta quinta-feira (22).

Os vereadores, contudo, não devem parar e uma série de sessões extraordinárias devem ser convocadas pela Mesa Diretora para a próxima semana.

Isso, porque, além da LOA de 2023, estão pendentes de votação uma série de mensagens do Executivo Municipal. Entre elas, a que prevê a criação da taxa de lixo e a que atualiza a planta genérica de valores, que irá resultar no aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

São essas duas matérias, inclusive, que estariam emperrando o recesso parlamentar e, consequentemente, a votação da peça orçamentária do próximo ano.

Nos bastidores, a conversa é que não há voto o suficiente para aprovar os projetos. Diante disso, o poder Executivo e o núcleo duro do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no Legislativo Cuiabano trabalham no convencimento dos demais vereadores para garantir a aprovação das matérias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet