Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
21:02:48
informe o texto

Notícias / Polícia

30/12/2022 às 09:08

Várzea Grande registra queda de 7,3% nos números de acidentes sem vítimas

Os dados foram fornecidos pela Guarda Municipal de Várzea Grande e são um comparativo entre os anos de 2021 e 2022

Paulo Henrique Fanaia

Várzea Grande registra queda de 7,3% nos números de acidentes sem vítimas

Foto: GMVG

De janeiro a novembro deste ano, a cidade de Várzea Grande registrou uma queda de 7,3% no número de acidentes sem vítimas, em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com os dados fornecidos pela Guarda Municipal de Várzea Grande, nesse período do ano passado, foram registrados 944 acidentes sem vítimas. Em 2022, o número registrado caiu para 875.
 
Se comparados mês a mês, janeiro foi o que teve uma queda mais acentuada com redução de 33 acidentes a menos do que 2021. Os meses de julho e outubro deste ano foram os únicos que apresentaram aumento no número de acidentes se comparados a 2021, um  aumento de 24 acidentes a mais em ambos.
 
Entende-se por acidente sem vítima aqueles em que ocorrem apenas danos materiais. Esses acidentes são atendidos pelos agentes de segurança da Guarda Municipal que realizam o boletim de ocorrência e computam os dados. Os acidentes com vítimas, fatais ou não, são atendidos pela Delegacia de Trânsito (Deletran), momento em que a GM auxilia no trânsito, mas não produz o boletim de ocorrência.
 
 O subcomandante da Guarda Municipal, Alexander Gouveia Ortiz, atribui essa diminuição às operações conjuntas que são realizadas constantemente no município, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) estadual, em parceria com o Detran, a Polícia Civil e a Polícia Militar.
 
“Essas fiscalizações integram a Operação Lei Seca e as operações municipais contra poluição sonora”, diz.  Alexander Gouveia, que também destaca como efetiva a participação dos meios de comunicação, que, segundo ele, “são uma ferramenta de conscientização e de ajuda no combate à violência no trânsito, pois levam informações aos motoristas do município de Várzea Grande”, avalia.
 
Ainda conforme o subcomandante, esse esforço conjunto para reduzir os casos de acidentes no trânsito em Várzea Grande também é reforçado pelos projetos Arte de Proteger e Paz e Segurança na Comunidade Escolar, ambos da Guarda Municipal.
 
“Além das operações, outro fator que contribui para essa redução dos acidentes de trânsito é o trabalho contínuo, durante todo o ano, da educação para o trânsito. Ela começa desde a tenra infância, por meio do teatro de fantoche, das palestras educativas que são dadas não só nas escolas municipais, como nas estaduais e até mesmo nas particulares. Além disso, a Guarda também promove palestras em empresas, alertando sobre os perigos no trânsito e conscientizando os motoristas sobre a direção defensiva”, afirma.
 
A GM esclarece que não são confeccionados boletins de ocorrências nos acidentes em que os envolvidos entram em acordo sobre os danos causados e dispensam o atendimento da Guarda.

Outro tipo de acidente muito comum na cidade em que o motorista abandona o carro batido na via durante a madrugada, a Guarda apenas presta atendimento retirando o veículo da via e encaminhando ao pátio. Nesse tipo de acidente também não há a confecção do boletim de ocorrência.
 
O Leiagora entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso para fazer o comparativo do número de acidentes de trânsito com vítimas, porém, a Sesp informou que os dados estão passando por uma auditoria e que o balanço consolidado estará disponível à sociedade no final de janeiro de 2023.
 
“Em relação aos dados solicitados, fomos informados pelo Observatório de Segurança Pública, que os números de acidentes em Mato Grosso estão passando por auditoria devido a inconsistência, por isso não vamos conseguir atender a sua demanda, porém, você pode nos procurar a partir do final de janeiro que teremos os dados fechados de 2022 e 2021 com comparação. 
Ficamos a disposição”, diz a nota da Sesp.

 
Com informações da Guarda Municipal de Várzea Grande
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet