Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:32:35
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/01/2023 às 10:08

Empresas podem ser abertas em minutos e sem custo em Mato Grosso

Plataformas digitais lançadas pela Jucemat facilitam o processo

Gabriella Arantes

Empresas podem ser abertas em minutos e sem custo em Mato Grosso

Foto: Banco de imagens

A abertura de empresas em Mato Grosso ficou muito mais acessível e rápida graças à implantação de duas plataformas digitais: o Registro da legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e o 'Balcão Único'.

Os dois sistemas foram lançados pela Junta Comercial do Estado (Jucemat), que é vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). 

Até o momento, 100 municípios do estado contam com a Redesim. A funcionalidade permite maior flexibilidade no preenchimento de informações de abertura da empresa, o que torna a constituição automática. No caso de empresário individual, o gerador substitui o Requerimento de Empresário.  

“A plataforma tem a opção para empresas de baixo risco, médio e alto risco. Só que esse processo, tem interferência humana. A prefeitura do município terá que analisar onde está aquela empresa e onde ela vai se instala”, explicou ao Leiagora, o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim.   

O presidente espera que até abril do ano que vem, o sistema seja implantado em 141 cidades. “Isso favorece aquelas pessoas que estavam com ideias de construir alguma coisa, abrir uma empresa e botar a sua ideia para funcionar. O cidadão abre a sua empresa, cria empregos e paga seus impostos”, disse. 

Já através do 'Balcão Único', não é necessário a interferência humana. Por meio da ferramenta, qualquer cidadão pode abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem nenhum custo. O sistema foi lançado neste ano e realiza a integração de dados entre os órgãos de cada esfera dos governos federal, estadual e municipal.

“Depois que terminou de fazer esse processo, o empresário deu um clique e a empresa está totalmente aberta. Ali tem a Anvisa, Sema e Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros. Então se é baixo risco, não há necessidade de passar por esses órgãos fiscalizadores”, afirmou o gestor. 

Até o momento, apenas Várzea Grande conta com o 'Balcão Único', no entanto, conforme Manoel Lourenço, a meta para 2023 é que a plataforma seja instalada em 50 municípios.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet