Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
09:00:48
informe o texto

Notícias / Judiciário

29/12/2022 às 10:01

Mendes nomeia procurador do Estado como interventor da saúde de Cuiabá

Com isso, o servidor estadual irá substituir o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na administração da Secretaria de Saúde do município, ficando responsável por todas as atividades relacionadas a pasta, durante os 180 dias de intervenção

Kamila Arruda

Mendes nomeia procurador do Estado como interventor da saúde de Cuiabá

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Menos de 24 horas após a Justiça determinas intervenção estadual na saúde de Cuiabá, o governador Mauro Mendes nomeou o procurador do estado Hugo Felipe Lima como interventor.

Com isso, o servidor estadual irá substituir o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na administração da Secretaria de Saúde do município, ficando responsável por todas as atividades relacionadas a pasta, durante os 180 dias de intervenção.

A medida é reflexo da decisão proferida pelo desembargador Orlando Perri nesta quarta-feira (28). O magistrado atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual e determinou que o Governo do Estado assume a saúde de Cuiabá pelo período de seis meses.

A intervenção na Secretaria de Saúde, unidades descentralizadas e na Empresa Cuiabana de Saúde tem duração até o dia 26 de junho de 2023, e tem a finalidade de reorganizar a administração e cumprir com decisões judiciais que não foram cumpridas pela atual gestão, além de disponibilizar exames e medicamentos para o enfrentamento dos impactos da nova onda da Covid-19, sobre o sistema de saúde municipal.

O interventor, conforme o decreto do governador, poderá editar decretos, atos, inclusive orçamentários, fazer nomeações, exonerações, expedir determinações aos seus subordinados e demais servidores da secretaria e da Empresa Cuiabana, até que se cumpram efetivamente todas as providências necessárias para a regularização da saúde na capital.

Hugo Felipe também poderá nomear co-interventores com capacidade técnica e reputação ilibada, para contribuir no cumprimento das determinações contidas na intervenção.

O decreto também estabelece, seguindo a decisão judicial, que em um prazo de 15 dias será apresentado um plano de intervenção, com as medidas que adotará, além de entregar relatórios quinzenais sobre as providências tomadas.
Perfil do interventor

Hugo Felipe é formado em direito e atuou como:

2011: Técnico administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região; 
2012-2016: Analista Judiciário do TRT 23;
2016: Procurador do Município de Cuiabá; 
2017: Advogado da União; 
E desde 2017 é procurador do Estado.
 
(Com assessoria)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet