Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:46:02
informe o texto

Notícias / Política

11/01/2023 às 17:05

Coronel Assis diz que acusações de petistas sobre o agronegócio são prematuras e devem ser provadas

Em entrevista ao Leiagora, o parlamentar analisou que os atos do último domingo irão refletir na direita brasileira, mas ela vai se reerguer

Paulo Henrique Fanaia

Coronel Assis diz que acusações de petistas sobre o agronegócio são prematuras e devem ser provadas

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O deputado federal Coronel Assis (União) classificou como prematura as falas do presidente Lula e do deputado estadual Valdir Barranco, ambos do PT, que acusam o agronegócio brasileiro e mato-grossense de financiar e até mesmo participar dos atos de depredação ocorridos no último domingo (8) em Brasília. Para o deputado, os atos de domingo devem ser investigados, porém, falas como essa, vindas de figuras públicas que têm relevância social, devem ser provadas.
 
“Entendo que o agronegócio tem um papel preponderante na economia de Mato Grosso, do Brasil e do mundo e com certeza é composto de pessoas que trabalham pelo desenvolvimento do estado e do Brasil. É prematuro falar sobre isso porque tem situações que devem ser provadas e isso, vindo de autoridades que possuem mandato, que possuem uma relevância social, é complicado. Eu não acredito nisso até que se prove”, disse o parlamentar na manhã desta quarta-feira (11) em entrevista ao Leiagora.
 
Em uma fala que repercutiu mal em todo Brasil, o presidente Lula acusa o agronegócio de financiar os movimentos chamados por ele de “golpistas e antidemocráticos”, chegando ao ponto de chamar o setor de fascista. Já Valdir Barranco, disse em entrevista que Mato Grosso é uma incubadora de terroristas.
 
E como fica a direita?
 
Militar de carreira e tendo atuado como comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso na primeira gestão do governador Mauro Mendes (União), Assis afirma que não apoia em hipótese alguma manifestações violentas e que venham a depredar o patrimônio público. Para ele, os fatos de domingo irão trazer um reflexo negativo ao movimento de direita que vinha sendo feito de forma pacífica e ordeira por homens, mulheres, empresários e aposentados. Todavia, o parlamentar acredita que a direita irá se reerguer.
 
“Não podemos apoiar, em hipótese alguma, manifestações violentas e que venham depredar e destruir o patrimônio público, isso é ruim para a democracia e isso tem seus efeitos no movimento que vinha sendo feito, na grande maioria esmagadora, por homens e mulheres, pessoas de bem que são empresários, aposentados, que vinham fazendo um movimento pacífico, ordeiro, que nem jogava papel no chão e isso traz prejuízo a esse movimento. (...) A direita brasileira vai ter um reflexo, ela acaba tendo um certo impacto, mas eu acredito que isso vai ser superado, como aconteceu no passado”, afirma o coronel.
 
Seguindo o que manda as leis brasileiras, Assis diz que confia nas instituições públicas e diz que não concorda com as prisões feitas em Brasília no domingo e na segunda-feira (9), momento em que cerca de 1.500 manifestantes foram detidos. O parlamentar afirma que as condutas devem ser individualizadas, analisando o que cada pessoa fez e aplicando a lei de forma correta.
 
“Quero que se individualize as ações, porque o próprio Direito Penal garante isso. A ação criminosa, que naquele momento cruzou essa linha, ela deve ser individualizada, porque tem pessoas ali que estavam e não participaram. Eu não posso generalizar e colocar todo mundo no mesmo balaio. As pessoas que depredaram devem ser individualizadas e que paguem pelo seu crime dentro dos limites legais”, diz o deputado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet