Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
07:41:52
informe o texto

Notícias / Política

16/01/2023 às 16:49

Governador sanciona leis que criam prêmios para melhores estudantes e professores

Docentes podem receber prêmios individuais e coletivos; municípios podem aderir

Jardel P. Arruda

Governador sanciona leis que criam prêmios para melhores estudantes e professores

Foto: Seduc

Estão sancionadas as leis que criam o Educa MT e Prêmio Estudante Nota Dez, programas que vão premiar os professores e alunos com melhores resultados em cada unidade da rede estadual de ensino, com possibilidade de adesão da municipal. Os dois programas foram assinados pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e circulam no Diário Oficial desta segunda-feira (16).

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, no programa de alfabetização há uma política de as melhores escolas precisarem auxiliar as com piores resultados para receberem a liberação de recursos. Já na rede estadual, todos os profissionais possuem formas de alcançar ganhos. 

No programa de alfabetização, que reúne tanto escolas municipais quanto estaduais, as escolas possuem 60% dos recursos destinados a essa finalidade liberados e os outros 40% dependem de uma política na qual as unidades com melhores resultados auxiliam às com piores resultados a melhorar os indicadores.

“Você (a unidade escolar) recebe parte do recurso, os 60%, e os outros 40% você (a unidade) vai receber quando ela elevar o nível daquela que não foi tão boa ao nível que ela está. Então com isso você promove a equidade e não deixa ninguém para trás”, explicou.

O programa também prevê a unificação das matrículas e cadastros de alunos, reordenamento das redes de ensino e melhorias na alimentação, transporte e infraestrutura escolar, entre outros.

Premiação

O Prêmio Estudante Nota 10 pretende reconhecer os alunos das escolas estaduais que mais se destacaram durante o ano letivo. Os estudantes vencedores serão selecionados por unidade escolar, sendo aqueles que obtiverem melhor desempenho na Avaliação Formativa de Saída, realizada pelo Sistema Estruturado de Ensino.

O número de alunos premiados depende da quantidade de matrículas que a escola possui. Em caso de empate, critérios como a presença, as notas e até mesmo a idade serão considerados. A premiação ainda foi definida.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet