Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
14:29:05
informe o texto

Notícias / Geral

23/01/2023 às 07:28

Audiência pública para decidir sobre proposta de militarização de escola em VG será nesta segunda

A tradicional escola Adalgisa de Barros está no alvo para se tornar escola militar

Jardel P. Arruda

A audiência pública que definirá se a Escola Estadual Adalgisa de Barros será transformada em uma Escola Militar Tiradentes está marcada para às 16h de segunda-feira (23). O evento ocorrerá na própria unidade de ensino e a comunidade escolar terá direito de decidir através do voto.

Entretanto, somente os alunos com mais de 18 anos devem ter direito ao voto direto, enquanto os menores de idade serão representados pelos pais, diferente do que acontece nas eleições gerais, cuja idade permitida é de 16 anos.

Como a maioria dos estudantes possui menos de 18 anos, os estudantes protestam contra a falta de autonomia, de forma que eles consideram que, assim, a comunidade escolar não está sendo escutada de forma democrática.

A militarização da escola Adalgisa de Barros foi tema de uma audiência pública, em dezembro de 2022, que acabou cancelada devido a um tumulto. Na ocasião, alunos protestaram contra o processo de escolha para decidir sobre a militarização, enquanto pessoas de fora da unidade que apoiam a transformação iniciaram uma discussão generalizada contra os estudantes.

Escolha pela comunidade escolar

Na audiência pública, será apresentado o modelo Tiradentes de escola e, então, a comunidade escolar irá votar se quer ou não a transformação da unidade. 

“E quem decide ao final são os próprios pais, os responsáveis, a comunidade escolar daquela unidade. Se assim decidirem que aquela escola tem que ser transformada, iremos tomar as providências, e se decidir que não, vamos continuar com a modalidade regular”, explicou o secretário de Educação, Alan Porto, no início de janeiro de 2023.

Em dezembro, estudantes e professores da Adalgisa de Barros foram até a Assembleia Legislativa buscar apoio dos parlamentares para frear o processo de militarização. Na ocasião, eles defenderam que o governo de Mato Grosso não está seguindo o que determina o artigo 5º da Lei Estadual 11.273, que diz que as escolas estaduais devem optar pela militarização da instituição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet