Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
08:46:53
informe o texto

Notícias / Judiciário

31/01/2023 às 09:02

Em meio a pedido de intervenção, quase 28 mil pessoas realizaram concurso para SMS

Certame foi organizado pelo IBFC e foi aplicado em 44 pontos distintos em Cuiabá e VG

Leiagora

Em meio a pedido de intervenção, quase 28 mil pessoas realizaram concurso para SMS

Foto: Davi Valle

Um total de 27.815 mil pessoas participaram neste domingo (29) do concurso realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que irá selecionar mais de 2 mil novos servidores para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O certame foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Conforme a organização, as provas foram aplicadas dentro dos critérios previamente estabelecidos pelo edital. O número de ausentes registrado pela entidade foi de 10.513, o que representa 27,43% dos 38.328 inscritos.

As provas foram realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, em horários diferentes para os cargos de nível médio e superior, para proporcionar aos candidatos maior possibilidade de concorrência a vagas de diferentes áreas. Todas tiveram 4 horas de duração.

“Sabemos que esse concurso é de extrema importância para a população cuiabana e por isso, como de praxe, trabalhamos com afinco para que ele fosse realizado dentro de todos os parâmetros estabelecidos. Foram vários locais de provas e muita expectativa para o concurso, que transcorreu de maneira muito tranquila”, diz Yuri Faraco, diretor do IBFC.

Das 2.162 vagas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para níveis médio e superior, 221 são especificamente para médicos.

Os concursados farão substituição aos servidores comissionados que foram contratados pelo Poder Municipal de forma temporária em processos seletivos realizados recentemente. O concurso prevê 10% do total de vagas para Pessoas com Deficiências e 20% para negros e índios.

Para a formação do cadastro reserva o candidato só será considerado "habilitado" se acertar no mínimo, 20% por disciplina e no mínimo 50% do total de pontos da prova objetiva. Esse grupo será mantido no cadastro reserva enquanto o concurso público estiver válido e somente será convocado para admissão, caso surjam vagas futuras, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

O resultado da prova objetiva e a folha de respostas do candidato serão divulgados no endereço eletrônico do IBFC, na aba “Resultados”
 
Intervenção
 
Com a realização deste concurso, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cumpre uma das principais queixas do Ministério Público Estadual (MPE) quanto a saúde da Capital.

O certame vem sendo cobrado pelo órgão ministerial há algum tempo, e reforçado pelo interventor Hugo Felipe Lima, que ficou à frente do setor do dia 28 de dezembro a 6 de janeiro, por determinação judicial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet