Cuiabá, domingo, 05/05/2024
22:03:15
informe o texto

Notícias / Política

01/02/2023 às 16:01

Wellington é empossado para 2º mandato e assume liderança do bloco PL, PP e Republicanos

O bloco no Senado conta com 22 parlamentares e apesar de formar um bloco de oposição, o senador de MT diz que não será radical

Alline Marques

Wellington é empossado para 2º mandato e assume liderança do bloco PL, PP e Republicanos

Foto: Assessoria

O senador Wellington Fagundes (PL) foi empossado para o segundo mandato no Senado Federal. O liberal foi reeleito com 825.229 votos para um segundo mandato. Está entre os cinco senadores reeleitos em 2022 e é o segundo mais votado proporcionalmente no Brasil. 

Logo na posse, Fagundes foi escolhido para ser líder do bloco Vanguarda, que reúne senadores do Partido Liberal, Republicanos e Progressistas. Ao total, o bloco conta com 22 senadores e se formou em torno da candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) para a Presidência do Senado.

A formação do bloco e a liderança do senador Wellington Fagundes foram oficializadas nesta quarta-feira (1º). O ofício é assinado pelos senadores Flávio Bolsonaro (líder do PL), senador Ciro Nogueira (líder do PP) e Mecias de Jesus (líder do Republicanos) e apresentado à mesa do Senado.

Segundo o parlamentar, a intenção do bloco não é fazer oposição radical ao governo Lula, mas avaliar criteriosamente cada projeto que passar pelo Senado, sempre levando em consideração os interesses da população brasileira, a independência dos poderes da Nação e a consolidação da democracia.

Os líderes têm atribuições específicas previstas no Regimento Interno do Senado. É competência deles, por exemplo, escolher quais senadores devem participar de cada uma das comissões da Casa.

Entre outras atribuições, os líderes podem ainda substituir a qualquer momento titular ou suplente de comissão, fazer uso da palavra uma vez por sessão, nas votações simbólicas, representar os liderados presentes, no processo nominal, votar em primeiro lugar e orientar as bancadas, propor ausência de parlamentar para representar o Senado ou desempenhar missão no Brasil ou no exterior, opinar sobre a escolha da lista sêxtupla para eleição dos membros do Conselho da República, apresentar ou apoiar recurso ao Plenário contra questão de ordem decidida pelo presidente da Casa.

 
Com informações da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet