Cuiabá, domingo, 28/04/2024
10:21:30
informe o texto

Notícias / Polícia

17/02/2023 às 12:37

Fotos | Mãe acusa laboratório de causar ferimento em pezinho de recém-nascida durante teste

A funcionária teria apertado demais o pé da criança, mas o diretor alega que o laboratório se colocou à disposição para as providências cabíveis

Eloany Nascimento

Fotos | Mãe acusa laboratório de causar ferimento em pezinho de recém-nascida durante teste

Foto: reprodução

Carol Stein, 23 anos, mãe de uma bebê recém-nascida de apenas seis dias acusa o Laboratório Inac de causar ferimentos no pé da bebê durante a realização do teste  do pezinho, nessa quinta-feira (16), no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A mulher alega que a profissional apertou várias vezes o pé da criança para aumentar o fluxo sanguíneo para a realização do exame.

Em entrevista ao Leiagora, a mãe relata que era por volta das 11h30 quando ela levou a bebê para realizar o teste do pezinho (exame médico obrigatório por lei para o diagnóstico precoce de várias doenças após o nascimento) em um laboratório. Ao chegar no local, fez o cadastro e diz ter sido bem atendida.

Em seguida, a mulher e a criança foram encaminhadas até uma sala para fazer a testagem. Lá, a profissional fez o furinho no pé da bebê, mas como não saiu muito sangue, ela começou a apertar o pé da recém-nascida.

Mãe de primeira viagem, Carol estranhou a cena e perguntou o motivo daquilo e a profissional da área de enfermagem respondeu que era um procedimento normal. Ao finalizar o teste, a mãe cita que a funcionária pediu a meia e colocou na criança, de modo que ela não viu como ficou. 

Posteriormente, no caminho para a loja da sogra, a pequena chorava muito, principalmente quando o pé encostava em algo, mas a mãe achou que fosse normal e seguiu o trajeto.  Ao chegar no destino, tirou a meia da bebê e viu que estava roxo, com ferimentos na parte inferior e muito inchado. 

Diante da situação, a mãe se desesperou e levou a filha para um hospital. No local, foram atendidas por um médico que o explicou que o sangue havia se espalhado, causando o inchaço e a alteração na cor.

Segundo ela, o médico garantiu que isso não é normal e nunca viu uma situação como essa. Além disso, Carol conta que, ao conversar com o doutor, soube que a profissional do laboratório deveria tê-la orientado a pressionar o furinho no pé após a realização do exame.


De acordo com a mãe, o atrito entre a luva da profissional que fez a coleta e a pele do bebê provocou uma bolha, que acabou se rompendo, motivo pelo qual o uma pomada antibiótica foi receitada pelo pediatra.

Ao Leiagora, a mãe da criança disse que tentou entrar em contato com o laboratório onde o teste foi realizado, mas alega que ninguém respondia a mensagem e nem atendia as ligações.

Como Carol havia recebido indicação do Inac através de uma funcionária de outro laboratório, a mãe contatou novamente essa mulher e relatou sobre o ocorrido, e pediu que ela ajudasse a intermediar o contato da unidade.

Depois disso, Carol relata que foi contatada por uma funcionária do Inac, que teria sido mal educada com ela ao questionar se o pé do bebê já estava machucado antes do teste.

Ela garantiu que não e informou que havia levado a filha para um hospital após identificar as lesões. A funcionária do Inac então teria solicitado que encaminhasse a receita do pediatra e, depois disso, teria continuado os questionamentos e duvidar do que ela falava. 

Em outro momento, a mãe conta que diretor do laboratório entrou em contato com ela dizendo que possui quase 40 anos de laboratório e que nunca viu um caso como esse. Nesse contato, ele a teria advertido que a filha estaria na verdade com dermatite (uma inflamação na pele que acomete várias áreas do corpo), de modo que ela deveria procurar uma dermatologista e se ofereceu para pagar a consulta.

Diante de tais circunstâncias, Carol optou por levar a criança ao local indicado pelo diretor. Ao chegar lá, a médica dermatologista teria afirmado que o caso tratave-se de um erro da profissional que fez o exame, e não dermatite, e receitou a mesma pomada que o pediatra havia passado. 

Depois de sair do local, a mãe do bebê disse que uma outra mulher que trabalha na clínica ligou para pedir desculpa e afirmou que daria outro treinamento para a profissional, e perguntou a ela o que ela gostaria que fizessem. Carol então questionou o motivo de o diretor não ter pedido desculpas ao invés de acusá-la de estar enganada. Como resposta, a mãe ouviu que a obrigação de pedir desculpas era da funcionária que estava na ligação. 

Ainda assustada com o ocorrido, a mãe enviou fotos para médicos da família, realizou um raio x e enviou para o ortopedista de confiança, que receitou o uso de outro medicamento para dor, febre e prevenção a infecção e bactéria.

A mulher desabafou ao Leiagora que por ser mãe de primeira viagem, muito nova e não ter experiências ficou muito desesperada que chorava junto com a filha, que não parava de chorar por causa da dor.

“Durante o dia todo minha filha ficou enjoadinha. Muito triste, desespero e mexeu bastante com o emocional e ainda teve a falta de educação, de profissionalismo, pois ficaram duvidando da gente”, relatou a mãe indignada.

Mãe, filha e o pai da criança ficaram por quase 8 horas indo a hospitais.  “Raiva, medo, recém-operada, tive que ficar para cima e para baixo e fazendo coisas que não podia fazer, correndo risco, tanto eu quanto minha filha”, contou.

O Leiagora entrou em contato com o Laboratório Inac e o diretor do estabelecimento, Romano Suzuki Junior, que se posicionou sobre o caso.

“Temos 35 anos de laboratório e isso nunca aconteceu antes, realizamos o procedimento normal. Nós lamentamos pela situação. O que pode ter acontecido é ter pego um vaso sanguíneo e por isso o hematoma e assim que tivemos o acesso, nós ligamos para a paciente e nos colocamos à disposição e encaminhamos imediatamente para um médica dermatologista e mantivemos o contato mantendo todos os suportes possíveis até às 18h. Lamentamos demais o ocorrido e estamos à disposição da família”, declarou o diretor.

Após a publicação da notícia o Laboratório Inac entrou em contato novamente para encaminhar uma nota de esclarecimento, confira na íntegra:

O Instituto de Análises Clínicas – INAC, responsável pela realização do teste do pezinho na criança. M. L. S. M, vem a público esclarecer sobre a caso que está sendo veiculado nas redes sociais. Na data de ontem, tão  logo que fomos informados sobre a situação, entramos em contato com a genitora da criança, Sr. C. V. K. S, para prestar toda a assistência necessária, dispondo inclusive de uma consulta Médica com Dermatologista. 

Estamos averiguando o ocorrido para verificar se existe correlação entre o estado clínico da criança com a realização do exame. Ressaltamos ainda que nossa maior preocupação é com o atendimento de nossos clientes. Nossos procedimentos são padronizados e contamos com profissionais técnicos altamente capacitados, seguindo todas as normas de segurança e higiene exigidas. Todos os profissionais passam por treinamentos regulares e estão em constante atualização sobre as melhores práticas e técnicas laboratoriais.

O INAC tem um forte compromisso com a segurança na realização dos exames laboratoriais. Todos os processos, desde a coleta até a entrega dos resultados, são conduzidos com máxima segurança e respeito às normas técnicas e regulatórias. Isso inclui a higienização adequada dos materiais e equipamentos, a utilização de técnicas assépticas durante a coleta de amostras e a adoção de medidas de controle de qualidades rigorosas em todas as etapas do processo.
Vale ressaltar que o laboratório INAC está há mais de 15 anos no mercado, sempre priorizando a qualidade e a segurança dos serviços e de nossos pacientes. 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet