Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:05:47
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/02/2023 às 17:08

Política nacional de fertilizantes será alterada para que alimento chegue mais barato aos supermercados

A expectativa é que o plano também dê mais independência para o Brasil com relação à importação dos insumos

Jardel P. Arruda

Política nacional de fertilizantes será alterada para que alimento chegue mais barato aos supermercados

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Plano Nacional de Fertilizantes passará por uma reestruturação para conseguir reduzir o custo do alimento nos supermercados, para que a população seja, de fato beneficiada. O ministro da Agricultura e Peucária, Carlos Fávaro (PSD), participou de um encontro, na manhã desta sexta-feira (24), em que definiu a estrutura do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, que terá o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como presidente. 

Fávaro será o secretário-executivo e explica que o Plano Nacional de Fertilizantes também tem o objetivo de 
reduzir a dependência do Brasil em importar insumos de outros países. De acordo com o ministro da Agricultura, com uma maior oferta do insumo, o preço da produção tende a cair e, consequentemente, do produto final que será oferecido ao consumidor.

O ministro ressalta a atual fase de alta no preço de alimentos em decorrência do encarecimento dos fertilizantes em nível mundial. “A medida que você, na falta de suprimento, encareceu o fertilizante, encarece o custo do alimento”, pontua. “Isso nos faz refletir como o Brasil pode enfrentar a deficiência no suprimento de fertilizante para se manter no protagonismo na produção de alimento”, completou.


Há dois anos foi determinada a criação deste plano, que agora receberá atenção especial do governo, após decreto presidencial determinando a criação Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, para garantir uma estratégia transversal, com participação de vários ministérios e de entidades do agronegócio.

“Fertilizantes é um insumo muito estratégico para a agropecuária mundial e não diferente para o Brasil. Precisa ser tratado como sinônimo de alimento. Se não tiver fertilizante, não tem alimento. E descobrimos fragilidades muito grandes do sistema no mundo globalizado nesse problema geopolítico, guerra da Rússia com a Ucrânia, e também o atrapalho do sistema produtivo diante da covid”, ressalta Fávaro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet