Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:29:22
informe o texto

Notícias / Política

10/03/2023 às 13:29

Vereador cobra retirada de fiação inutilizada de postes de Cuiabá

Marcus Brito afirma que, além de poluir a paisagem, os cabos muitas vezes chegam a atrapalhar o trânsito e a passagem de pedestres

Leiagora

Vereador cobra retirada de fiação inutilizada de postes de Cuiabá

Foto: Assessoria

A fim de garantir o cumprimento da Lei nº 484/2020, o vereador Marcus Brito Junior (PV) oficiou a Secretaria de Ordem Pública para que a pasta notifique a concessionária de energia sobre a retirada de fios inutilizados dos postes localizados em vias públicas da Capital.

O parlamentar afirma que, além de poluir a paisagem, os cabos muitas vezes chegam a atrapalhar o trânsito e a passagem de pedestres, pois caem dos postes e ficam dependurados.

Neste sentido, lembra que a Lei Complementar nº 484 de julho de 2020 já trata sobre o assunto, e prevê a retirada obrigatória dos fios e cabos inutilizados dos postes da cidade.

“O artigo primeiro da referida lei diz, expressamente, que a concessionária de energia, no caso a Energisa, é obrigada a utilizar o espaço público de forma ordenada em relação posicionamento e alinhamento de todas as fiações e equipamentos instalados. Ou seja, ela precisa retirar esses fios inutilizados”, disse.

Brito Junior, inclusive, lembra que a lei prevê punição em caso de não cumprimento. No caso, multa de R$ 3 a 5 mil.

Vale lembrar, contudo, que os postes não são utilizados apenas pela concessionária de energia. As empresas de telefonia e comunicação também usufruem. No entanto, a responsabilidade do poste, conforme a lei, é da concessionária de energia.

“Desta forma, solicitamos a devida urgência na fiscalização e autuação de todos os atores envolvidos em relação ao descaso dos fios e cabos inutilizados nos postos do nosso município”, finalizou o vereador.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet