Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
21:53:15
informe o texto

Notícias / Judiciário

13/03/2023 às 13:00

STJ coloca em pauta recurso que pode afastar Emanuel do cargo

Este recurso no STJ já foi colocado em pautas outras vezes, mas não foi apreciado

Eduarda Fernandes

STJ coloca em pauta recurso que pode afastar Emanuel do cargo

Foto: Agência Brasil

Foi incluído em pauta, mais uma vez, o julgamento do recurso que pode resultar no afastamento de Emanuel Pinheiro (MDB) do cargo de prefeito de Cuiabá. Trata-se do julgamento de mérito de Suspensão de Liminar e Sentença (SLS) na qual, por decisão monocrática do ministro Humberto Martins, o prefeito se mantém no cargo.

O recurso será apreciado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que se reúne a partir das 14h [horário de Brasília] da quarta-feira (15).

O prefeito é investigado no âmbito da Operação Curare, deflagrada em outubro de 2021, por suposta contratação irregular de servidores públicos municipais. Na época, Emanuel ficou 37 dias afastado do cargo até que o ministro concedeu liminar alegando que o afastamento deveria ser medida excepcional e não a regra.

Leia também - Julgamento que pode afastar Emanuel do cargo é adiado pela terceira vez

Em novembro de 2021, o Humberto Martins proferiu uma decisão suspendendo os efeitos de liminar que determinou o afastamento.

Posteriormente, em agosto de 2022, o ministro emitiu nova decisão, esta suspendendo por 90 dias o trâmite do recurso no STJ em razão de uma proposta de acordo de não persecução cível entre o Ministério Público de Mato Grosso e Emanuel Pinheiro.

Esse tipo de acordo é um mecanismo que encerra a ação de improbidade mediante a fixação e cumprimento de algumas condições, entre elas a reparação integral do dano e a reversão da vantagem indevida, e pode afastar a incidência das outras sanções previstas na lei.

Contudo, ao Leiagora, o Ministério Público informou que o acordo não foi firmado.

Este recurso no STJ já foi colocado em pautas outras vezes, mas não foi apreciado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet