Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:06:22
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/03/2023 às 11:10

Economia criativa movimenta 1,2% do PIB de Mato Grosso

Sebrae MT promove evento para debater como o segmento pode ser um indutor do desenvolvimento local

Leiagora

Economia criativa movimenta 1,2% do PIB de Mato Grosso

Felipe Abreu e Sara de Paula, analistas do Sebrae MT, são coordenadores do evento

Foto: Assessoria

A economia criativa movimenta em Mato Grosso cerca de R$ 180 milhões ao ano, o que corresponde a 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. Cerca de 28.500 pessoas estão vinculadas direta e formalmente ao setor. Quando se olha para a informalidade, também presente neste segmento, esses números podem triplicar. Ou seja, a economia criativa pode ser um forte indutor da economia local.

Calcado nesta premissa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) atua para impulsionar ainda mais o setor e torná-lo um forte expoente econômico no Estado.

Nesta semana, de 21 a 24 de março ocorre o Fórum Sebrae de Economia Criativa com uma ampla programação em vários pontos da cidade – Sebrae Lab, na sede da instituição, Casa das Pretas, Casa Cuiabana e Sumac Records, todos apoiadores da iniciativa, bem como o governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Voltado para pessoas que planejam ou atuam no fomento de setores criativos, como produtores culturais, músicos, artesão, agentes municipais de cultura e profissionais apaixonados pelas áreas criativas da economia, o Fórum visa abrir espaço para disseminar a troca de conhecimento e gerar conexões entre os setores criativos para desenvolver a diversificação da economia nas cidades.

Podem participar microempreendedores individuais (MEI), empresários de negócios de pequeno porte em geral e qualquer pessoa física interessada nos temas a serem apresentados e debatidos.

A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição pelo telefone 0800 570 0800 e o participante pode escolher o(s) tema(s) de maior interesse. As inscrições são feitas de forma separadas para cada atividade da programação.

Felipo Abreu, analista em economia criativa do Sebrae MT, explica que o formato foi pensado para tornar o evento o mais abrangente possível e para que as pessoas participem do que quiserem, do que for mais adequado ao interesse delas. “Optamos por lugares diferentes para fazer circular todo esse conhecimento que estará reunido nesse Fórum”.

A ideia é reforçada por Sara de Paula, também analista técnica em economia criativa do Sebrae-MT. “Nossa proposta é movimentar a cena cultural, especialmente, mostrar aos participantes as possibilidades de atuação do Sebrae MT junto a eles. Com isso, esperamos potencializar a veia empreendedora dos criativos do nosso estado”.

A programação começa no Sebrae Lab com o talk Economia Criativa e Cidades Criativas, cujo foco são as novas formas de desenvolvimento local e os caminhos possíveis para o progresso dos municípios. Em Mato Grosso existem manifestos culturais e criativos que podem contribuir, significativamente, para diversificação econômica e fortalecimento territorial.

No período da tarde, o tema será Programas Públicos de Economia Criativa, com apresentação de cases de Rio Grande do Sul e de Mato Grosso que demonstram a possibilidade de desenvolvimento da economia criativa, de forma perene, a partir da estruturação de uma pauta pública robusta para o segmento.
No dia seguinte, a programação será na Casa das Pretas, na Praça da Mandioca, no período da tarde com o workshop Monetização de Espaços Culturais. No final do dia/noite será realizada a Feira das Pretas.

Já na quinta-feira (23), a programação segue na Casa Cuiabana, com mais um talk a partir das 19h, com o tema Mensuração de Impacto na Economia Criativa, das 19h30 às 21h.

No último dia do Fórum a programação se estende pela tarde e noite no Sumac Records, um espaço efervescente de cultura. Ana Moreno, do Festival Du Sol e presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), será a facilitadora do workshop “Gestão de Festivais Independentes”, no período da tarde.

A noite é a vez do talk “A importância dos festivais independentes na cena da música”. Eles respondem pela mobilização e fortalecimento da cena musical nas cidades. A partir destas iniciativas é possível abrir mercado, criar janelas de apresentação e também gerar impacto econômico local. Neste talk será possível entender como experiências do Norte, Nordeste e Centro-Oeste evidenciam a potência da cena musical no território.

Para encerrar a programação do evento, boa música com o pocket show Baguncinha Especial Editon, a partir das 22h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia: 21/03/23
Local: SEBRAE LAB
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 3999 – CPA - Cuiabá - MT, 78049-939

08h30 - credenciamento
09h30 às 11h30 - Talk: Economia Criativa e Cidades Criativas
Lala Deheinzelin – Crie Futuros
Jan Moura – Secretário Adjunto de Cultura do Estado do Mato Grosso
Mediação: Qiah Salla
14h às 16h30 – Talk: Programas públicos de Economia Criativa – Cases de RS e MT
Carol Biberg – Coordenadora do RS Criativo;
Keiko Okamura – Superintendente de Economia Criativa do Estado do Mato Grosso – MT Criativo;
Mediação: Felipo Abreu – Sebrae Mato Grosso
 
Dia: 22/03/2023
Local: Casa das Pretas
Endereço: Praça Conde de Azambuja nº 25 Praça da Mandioca - Centro Histórico - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-090

14h30 - credenciamento
15h às 18h - Workshop: “Monetização de Espaços Culturais”
Facilitador: Qiah Salla
17h – 22h: Feira Preta
 
Data: 23/03/2023
Local: Casa Cuiabana
Endereço: Av. Gen. Valle, 181 - Bandeirantes, Cuiabá - MT, 78010-100

19h - credenciamento;
19h30 às 21h - Workshop: “Mensuração de Impacto na Economia Criativa”
Jader Rosa: Observatório Itaú Cultural
Qiah Salla: Una! Criatividade
Mediador: Felipo Abreu - Sebrae Mato Grosso 
21h15 às 22h: Pocket-show – Brasilidades
 
Data: 24/03/2023
Local: Sumac Records
Endereço: R. Triângulo e Fraternidade, 33 - Bairro - Araés, Cuiabá - MT, 78005-530

13h30 - credenciamento;
14h às 17h - Workshop: Gestão de Festivais Independentes
Facilitadora: Ana Morena (Festival Du Sol/Presidente da Abrafin)
19h – Credenciamento
19h30 às 21h – Talk: A importância dos Festivais Independentes na cena da música”
Ana Morena – Festival do Du Sol - RN
Elisa Maia – Festival Até o Tucupi – AM
Larissa Sossai – Festival de Música do Mato Grosso – MT;
Mediação: Sara de Paula – Sebrae Mato Grosso
22h – Pocket – Show - Baguncinha Especial Edition

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet